terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Desafio Celestial" de Inês Maia


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 288
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722344951
Faixa etária: a partir dos 11 anos

Sinopse:

"Quando lhe é confiada uma importante missão na terra, o anjo Gabriel vê-se no corpo de um atraente jovem de quinze anos que tem pela frente a árdua tarefa de trazer de volta ao bom caminho Lisa Albuquerque, uma jovem rica da alta sociedade portuense, que está prestes a cair nas mãos do Senhor das Trevas. Conseguirá Gabriel salvar a alma de Lisa? E, se o conseguir, será capaz de se afastar dela, agora que está perdidamente apaixonado? Um romance divertido e misterioso, onde o mundo dos anjos e o das novas tecnologias se harmonizam na perfeição para criar uma atmosfera de grande originalidade."



Opinião:


Gabriel é um anjo comum convencido e pouco humilde, que tem como encargo no Paraíso, recepcionar as almas dos mortos.
Sempre convicto das suas extraordinárias capacidades, nunca duvidara que brevemente Deus, o recompensaria pelo seu trabalho com a mudança de tríade, subindo assim na escala hierarquia angelical.
Chegado o suposto dia, a Gabriel é dada uma missão, que consistia em descer à Terra, a Portugal, para salvar a alma de Lisa Albuquerque.
No início, Gabriel torcera o nariz à sua missão, pois pensou que não necessitaria de provar mais nada para conseguir a promoção, mas acaba por gostar de estar em Portugal, junto dos humanos, em especial de Lisa.
Eis uma estória bastante leve, fácil de ler e entender, mas destinada a uma faixa etária abaixo da minha.
Inês Maia, a autora, escreveu "Desafio Celestial" com apenas 16 anos, o que é de louvar, pois com tão tenra idade conseguiu estruturar magnificamente o texto, criando uma estória com princípio, meio e fim, ou seja com "pés e cabeça" e personagens sólidas e interessantes.
O afinco da autora é notório, assim como a sua dedicação e devoção à obra, mas talvez devido á sua imaturidade, alguns pontos ficaram por lapidar. Falo em relação aos diálogos por vezes demasiado curtos e automáticos. 
Gostei imenso de Gabriel, a sua experiência como anjo torna-o um ser inteligente e sábio.
Lisa, uma menina mimada e com bastante malícia, muito graças a Amanda, a sua melhor amiga, é um pouco instável, afeiçoando-se a Gabriel quase de imediato, o que poderia ter sido mais desenvolvido, mas como a "princesinha" como lhe chama no colégio, perdera os pais de forma atroz, e vive com parentes oportunistas que não olham por Lisa, sejam impulsionadores dessa dita afeição quase espontânea a Gabriel.
Anaís, a suposta irmã de Gabriel, foi a personagem que mais me agradou, com a sua vivacidade e sagacidade, e penso que merecia o mesmo fim que Gabriel, visto que a anjo continha uma grande ternura pelo seu protegido, Pedro Soares... Mas não estou a fazer um reparo, apenas a demonstrar qual seria o meu gosto quanto ao fado da personagem.
Inês Maia está de parabéns, pois conseguiu um bom livro, com uma boa estória, muito interessante e divertida!


2 comentários:

  1. Joana,

    Em primeiro lugar queria agradecer o tempo que dedicou à leitura do livro e a crítica lisonjeira que escreveu acerca do mesmo. Fico muito feliz por o ter apreciado e divulgado no seu blogue.
    Como referiu, também eu partilho a sua opinião acerca da Anaís e não podia deixar de querer explorar as suas facetas mais profundamente. Por isso, encontra-se em fase de análise pela minha editora um segundo volume em que esta personagem adquire um papel de relevo no enredo da história. Espero que este seja publicado e que em breve tenha boas notícias para dar.
    Agradeço mais uma vez a sua contribuição para a divulgação dos jovens escritores portugueses e espero continuar a merecer o seu apreço.

    Cumprimentos,

    Inês Maia

    http://www.facebook.com/inesmaia.escritora

    ResponderEliminar
  2. Inês fico então a aguardar mais notícias da Anais :)

    Muitos parabéns pelo sucesso, e que venham mais!

    ResponderEliminar