sábado, 31 de março de 2012

"Crónicas de Paixões & Caprichos" de Julia Quinn [OPINIÃO]


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 368
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892317762



Sinopse:


"As mães casamenteiras da alta sociedade londrina estão ao rubro: Simon Bassett, o atraente (e solteiro!) duque de Hastings, está de volta a Inglaterra. O jovem aristocrata mal sabe o que o espera pois a perseguição das enérgicas senhoras é implacável. Mas Simon não pretende abdicar da sua liberdade tão cedo… 
Igualmente atormentada pela pressão social, a adorável Daphne Bridgerton sonha ainda com um casamento de amor, embora a sua espera por um príncipe encantado comece já a ser alvo de mexericos. Juntos, os jovens decidem fingir um noivado, o que garantirá paz e sossego a Simon e fará de Daphne a mais cobiçada jovem da temporada.
Mas, entre salões de baile e passeios ao luar, a paixão entre ambos rapidamente deixa de ser ficção para se tornar bem real. E embora Daphne comece a pensar em alterar ligeiramente os seus planos iniciais, Simon debate-se com um segredo que pode ser fatal…"



Opinião:


Daphne Bridgerton vem de uma amorosa família de oito irmãos (quatro rapazes e quatro raparigas com a jovem incluída), liderada por uma fantástica e carinhosa mãe. Mas até a mais carinhosa das mães se torna num autêntico tubarão durante as temporadas, na tentativa de arranjar marido para as filhas, neste caso, para Daphne que se encontra em idade de casar.
A jovem é terminantemente contra os avanços da mãe, mas pelo amor que lhe tem acaba por não lhos negar, limitando-se a esconder nos cantos escuros de todos os bailes da sociedade inglesa!
Até que o seu único pretendente, completamente embriagado e desesperado a ataca, e ai conhece Simon Bassett, o novo duque de Hastings.
Simon acabara de chegar a Inglaterra, após cinco anos fora. O seu melhor amigo, Anthony Bridgerton, o mais velho do numeroso clã, faz questão que ele comparece nos bailes da alta sociedade inglesa, onde este acaba por conhecer Daphne... ao ver o desespero da jovem, Simon elabora um plano do qual os dois beneficiarão, ou seja, irião encenar um falso namoro, de forma a Daphne conseguir um maior número de pretendentes, e Simon deixaria de ser um alvo para as mães casamenteiras.
Mas serão as intenções de Simon tão castas quanto parecem?
Embora inconscientemente, Simon apaixona-se por Daphne, apesar de todas as ameaças de Anthony e de há muito ter jurado não casar, de forma a não propagar o clã Hastings, castigando o seu cruel pai que o rejeitou durante anos a fio pela sua gaguez.
Ultrapassando a gaguez, Simon torna-se frio e vingativo... até que o seu desejo por Daphne o leva a casar após beijar a jovem.
Conseguirá Daphne amolecer o coração de Simon?
Conseguirá Simon ultrapassar os fantasmas do passado?
E quem é a misteriosa Lady Whistledown? A cronista mexeriqueira a quem todos dão ouvidos?
Devo dizer que adorei este livro.
Embora mais um romance histórico cujo final feliz é inevitável, não deixou de me surpreender!
Julia Quinn criou uma panóplia de personagens encantadoras, muito bem estruturadas, sólidas e cativantes.
Daphne é encantadora pela sua simplicidade e carácter forte, assim como pelo seu humor... as gargalhadas que dei à custa desta jovem!
Simon não é o príncipe perfeito a que nos acostumamos nesta estórias românticas, e talvez por isso tenha mais encantado que qualquer um.
Não pude deixar de gostar dos três irmãos de Daphne: Anthony, Benedict e Colin, sendo que o segundo pouco se manifestou, mas o amor que os três nutrem pela irmã é notório e motivo de muito riso durante a leitura. Até a própria Violet, a mãe do clã Bridgerton é uma personagem bastante espirituosa e terna, assim como uma autêntico militar ao serviço quando necessário.
A escrita de Julia Quinn é muito acessível, romântica e de humor inteligente, criando sempre um ambiente leve e propício a uma boa leitura.
"Crónicas de Paixões & Caprichos" encantou-me, e mal posso esperar por mais desta autora e por mais destes queridos irmãos!

1 comentário:

  1. Adoro esse livro da Júlia Quinn. Aqui no Brasil ele se chama "O duque e eu". Pena que a editora que o lançou agora só lança ebooks e vamos ficar sem os próximos livros!!
    Adorei seu blog!!

    Fabiana
    Um romance, um sonho...
    www.romancesdecoracao.blogspot.com

    ResponderEliminar