sábado, 21 de abril de 2012

"Sangue Ardente" de Charlaine Harris [OPINIÃO]


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 288
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896374181
Sinopse:

"Para Sookie stackhouse, empregada de bar que consegue ler pensamentos, a Primavera será rica em segredos revelados, segredos que trarão grandes mudanças à sua vida. Com o seu talento para se meter em sarilhos, Sookie testemunha uma ataque bombista ao Merlotte's, o bar onde trabalha. Sam Merlotte assumiu a sua natureza de metamorfo, por isso, as suspeitas apontam imediatamente para os antimetamorfos locais. Mas Sookie tem outra opinião e alia-se a ele para descobrir o culpado. Entretanto vê-se forçada a dividir a sua atenção. Apesar de não conseguir ler a mente dos vampiros, Sookie conhece bem o seu namorado, Eric Northman, e Pam, a vampira que este criou. Gradualmente, vê-se arrastada -para a conspiração, que se revela cada vez mais complicada. Novamente embrenhada nas intrigas políticas do mundo dos vampiros, Sookie descobre que é apenas um peão, como qualquer outro humano... e que há uma nova rainha no tabuleiro..."


Opinião:


Casada com Eric, um vampiro poderoso e influente, não torna Sookie um menor atractivo para outros vampiros poderosos e outros inimigos.
A jovem telepata de Bon Temps colecciona inimigos em todas as frentes, sejam eles vampiros, metamorfos ou fadas!
Um atentado bombista ao Merlotte's... Várias tentativas de rapto... Mistérios feéricos... E um plano sangrento que poderá mudar o destino da comunidade vampírica local, são alguns dos "combates" nos quais Sookie participará para se salvar e aos que mais ama.
Para piorar a situação, a relação de Eric e Sookie anda tremida, muito devido ao falecido criador do vampiro viquingue, e piora quando a loira quebra o elo de sangue com a ajuda da sua amiga bruxa Amelia.
Pam, a braço-direito de Eric, está apaixonada por Miriam, que sofre de leucemia, estando com os seus dias contados, os quais Pam chora por nada puder fazer para lhe conceder a vida eterna.
Não esqueçamos que Claude e Dermot, o primo e tio-avô de Sookie respectivamente, ainda vivem com a jovem, mas revelam ter a sua própria agenda, e embora desconheça o significado da mesma, a telepata encontra-se inquieta no que respeita aos seus parentes feéricos.
Atormentada com todos os seus problemas, Sookie tem ainda disposição para organizar o chá de bebé da sua amiga Tara e de ajudar o pequeno Hunter na sua introdução na vida escolar.
Conseguirão Eric e Sookie superar os seus problemas?
Irá Victor continuar a brincar com Eric, Sookie e Pam?
Que objecto é aquele que a avó de Sookie lhe deixou, e qual o seu significado ou função?
Com uma antiga inimiga na cidade, como irá Sookie defender-se?
Embora não sendo o meu livro favorito da saga, não se encontra longe do lugar, visto que contém imensos pontos positivos, os quais irei realçar.
Sookie mudou drasticamente, deixando de ser a pacata e ingénua menina e tornando-se numa mulher bastante adulta, determinada e capaz de tomar as decisões certas, mesmo quando estas se opõem à sua conduta cristã e ao senso comum. Sendo a personagem central da saga, manteve um papel sempre activo, mas que dependia das acções de outros envolventes, algo que não aconteceu em "Sangue Ardente". Sookie passa a ter voz própria, assim como consciência, e nada nem ninguém a impede de levar a sua avante, mesmo que para isso seja necessário rolarem cabeças!
Fiquei muito bem impressionada com esta "nova" Sookie fria e focada!

Pam é conhecida pelo seu humor sarcástico e pela sua implacabilidade, mas foi agradável conhecer uma faceta mais "humana" da melhor amiga vampira de Sookie.
Não sendo uma fã de Bill, tenho de qualquer forma elogiar o papel desta personagem neste décimo primeiro livro da saga. Em contraste com a sua atitude apática anterior, mostrou-se enérgico, determinado e eficiente, apesar dos seus sentimentos contraditórios.
Ainda detentor de uma presença em livro marcante e poderosa, Eric revela-se mais humano desde que assumira o seu amor por Sookie, mas gostei que a autora não tivesse anulado a letalidade do vampiro, só porque se encontra apaixonado, algo que a autora corrigiu após Bill.
Claude e Dermot escondem algo, mas não é desta que temos todas as respostas, pois embora as fadas não mintam, não significa que digam toda a verdade!
Jason Stackhouse, irmão de Sookie foi uma "baixa" neste livro, mantendo-se ausente da trama.
De forma geral, "Sangue Ardente" é uma leitura agradável, algo a que Charlaine Harris nos habituou desde o primeiro livro da saga!
De leitura fácil e rápida, tornando-se mais cativante à medida que a acção de desenrola, provocando reviravoltas inesperadas, quebrando a rotina e tornando a trama viciante!
Com personagens já por nós conhecidas, mas que não cansam, e que se modificam (para melhor!) de livro para livro.
Muita acção e romance, "Sangue Ardente" é a leitura do ano para os fãs da querida Sookie!
Com um final em aberto, que deixa o leitor a chorar por mais, e a implorar pela chegada do décimo segundo livro!


Sem comentários:

Enviar um comentário