sábado, 5 de maio de 2012

"Trocada" de Amanda Hocking [OPINIÃO]



Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 272
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892318172
Sinopse:
"Aos seis anos Wendy escapa à morte quase por milagre - e quem a tenta matar é a própria mãe, acha que a filha não é sua, mas sim uma intrusa, trocada à nascença no hospital. Onze anos mais tarde, a estranha adolescente, de cabelos negros, começa a suspeitar de que a mãe, se calhar, até tinha razão. Na nova escola, mais uma entre tantas, ela sente-se posta à parte por todos. Menos por Finn Holmes, um rapaz silencioso e sombrio que se limita a olhá-la fixamente - e lhe desperta sentimentos contraditórios, um medo enorme, e uma irresistível atração. Finn é um Achador, que a procura há anos. E agora que a encontrou, quer levá-la para casa, para o reino dos Trylle, onde Wendy vai descobrir o que sempre suspeitou - ela é mesmo diferente, e tem poderes mentais muito mais poderoso do que alguma vez imaginara. "

Opinião:


Wendy Everly nunca se enquadrou.
Nunca fez amigos, e sempre criou inimizades, até mesmo com a própria mãe  quer desde o dia em que a deu à luz, não se cansa de dizer que não é a sua progenitora e que Wendy é um monstro!
No seu sexto aniversário, Kim, a sua mãe tenta matá-la, sendo posteriormente internada numa clínica psiquiátrica, onde, passados onze anos desse fatídico dia, ainda se encontra.
Wendy é criada pelo seu irmão Matt e tia Maggie, que por mais vezes que a jovem seja expulsa de uma escola, levando-os a mudarem-se, nunca deixaram de a amar.
Mas Wendy reconhece a sua diferença, embora não a saiba identificar... até que chega Finn, um rapaz atraente e hipnotizador que não tira os olhos da jovem.
O que a adolescente vê como atracção, Finn vê como trabalho, ou assim clama. Finn é um localizador, e Wendy era o elemento a achar e a devolver à sua tribo troll, Trylle, onde a sua mãe a espera, dezassete anos após a ter deixado ao cuidado dos Everly.
O mundo que Wendy conhece é derrubado por esta nova realidade!
Além de ser uma troll com capacidades precoces, é também o futuro da sua tribo, tendo uma grande responsabilidade às costas.
Como lidará Wendy com todos estes acontecimentos arrebatadores?
E que papel terá Finn na sua vida? E Elona, a sua mãe?
O início desta leitura não foi fácil, pois a autora preferiu dar-nos a conhecer as personagens pelos seus actos, em vez de as apresentar com alguma antecedência, o que, no meu caso em particular, gerou uma antipatia pela protagonista (uma criança aparentemente mimada e irritante) imediata, que apenas veio a dissipar-se com o desenrolar da leitura.
Penso ter havido uma grande falha por parte de Amanda Hocking ao "atirar-nos a Wendy para cima", sem a devida preparação do leitor, dando a conhecer melhor a personagem, justificando convenientemente o seu comportamento, evitando uma falta de ligação entre o leitor e a protagonista.
Ao longo do livro este erro é colmatado com uma escrita fluída, recheada de acontecimentos imprevistos e entusiasmo, mas o carácter juvenil da estória é deveras patente, e embora relevando-se uma adolescente perturbada e não mimada e irritante, Wendy apaixona-se facilmente por Finn.. demasiado facilmente! A autora pecou ao não desenvolver melhor a relação inicial do casal.
Mas nem tudo são pontos negativos, muito pelo contrário, se tivesse de quantificar esta obra numa escala de 1 a 10, dar-lhe-ia certamente um 7, o que não é uma pontuação nada má.
Elora, a verdadeira mãe de Wendy fascinou-me! Embora mantenha-se fria e distante, foi outrora uma mulher apaixonada, mas cuja vida desgostosa a amargou. Penso que a autora tem grandes feitos reservados para a rainha Trylle!
Rhys, o humano substituído por Wendy é uma incógnita, e não sei até que ponto as suas intenções serão boas, o mesmo dizia de Tove no início do livro, mas depois de mostrar a sua fidelidade na lita contra os vitta, não há como não gostar deste atraente e poderoso troll... Será ele a chave para o amor de Wendy e Finn florir?
Admito que adorei o final da estória, com uma emocionante e bem explicada cena de confronto, que me manteve cativa e a viver a cena na minha mente com muita facilidade, graças à habilidade de Amanda Hocking a descrevê-la!
"Trocada" acabou com um final em aberto, o que seria de esperar no volume inicial de uma trilogia, mas nem por isso caiu na vulgaridade. 
Com um final imprevisto e que nos deixa a dar largas à imaginação, Amanda Hocking conquista o leitor, fazendo-o querer mais, algo que só vem a fortificar-se com o pequeno do segundo livro presente no final de "Trocada".
Começando pela capa extraordinária, passando por uma estória envolvente e personagens encantadoras, "Trocada" é o início de mais uma saga de sucesso no mundo do romance juvenil paranormal.
Primando pela sua leitura rápida e suave, este livro conquistará os corações mais românticos e que acreditam que o amor verdadeiro ganha sempre! 




5 comentários:

  1. Eu li e amei o livro!!! Gostaria de saber se tem ideia de como posso adequirir o segundo livro da trilogia: "dividida" em portugues.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. BCMI 7ºB ainda não existe previsão para o lançamento do segundo volume da trilogia :/

    Mas quando souber, postarei aqui no blogue

    ResponderEliminar
  3. Obrigada :D Fico ansiosa pelo segundo volume... :)

    ResponderEliminar
  4. Boa noite eu gostava de saber se sabe quando vai sair o 3 livro da saga o "Ascend"
    Obrigada

    ResponderEliminar