quarta-feira, 16 de maio de 2012

"Um Longo Regresso A Casa" de Gail Caldwell [OPINIÃO]


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 208
Editor: Livros d'Hoje
ISBN: 9789722048903



Sinopse:


"«Esta é uma velha história: eu tinha uma amiga com quem partilhava tudo, até que ela morreu e também isso nós partilhámos. Um ano depois de ela ter partido, quando eu julgava já ter ultrapassado a loucura daquele sofrimento inicial, caminhava no parque de Cambridge onde durante anos Caroline e eu passeámos os cães. Era uma tarde de inverno e o local estava vazio - a estrada fazia uma curva, não havia ninguém à minha frente nem atrás de mim e eu senti uma desolação tão grande que, por momentos, os meus joelhos ficaram imóveis. "O que estou aqui a fazer?", perguntei-lhe em voz alta, habituada agora a conversar com uma melhor amiga morta. "Devo seguir em frente?"


Opinião:


Sendo uma obra autobiográfica que visa a relação da autora Gail Caldwell com a sua falecida amiga Caroline, "Um Longo Regresso a Casa" não é uma estória com um final feliz, mas não menos especial e comovente.
Através desta obra, Gail imortaliza a sua amizade profunda pela sua querida amiga, descrevendo-nos pormenorizadamente essa ligação tão intensa a que apenas alguns seres humanos têm acesso.
Embora um livro pequeno e com letras de tamanho garrafal, não é, de todo, uma leitura fácil ou rápida, devido ao seu conteúdo pesado e com o qual facilmente nos identificamos, como é o meu caso, tornando a leitura por vezes extremamente pessoal, ao ponto de impossibilitar a nossa capacidade de passar às seguintes páginas.
"Um Longo Regresso a Casa" trata-se da forma de Gail Caldwell fazer o luto por Caroline, dando ao leitor a oportunidade de conhecer o seu processo pesaroso e sofrido como uma forma terapêutica de ultrapassar o desgosto, motivando o leitor, que vive, viveu ou viverá a mesma situação, a seguir em frente.
Como já confessei, a leitura não foi fácil ou rápida, mas não deixou de me agradar, com toda a sua emoção, familiaridade e inevitabilidade.
Gostaria de conseguir expor em palavras todos os sentimentos controversos que este livro despoletou em mim, mas devido ao seu teor pessoal e sentimental, não me chegam as palavras exactas para o fazer.
Deveras intensa, esta obra é marcante, tal como a pretensão da autora ao escrevê-la!

1 comentário:

  1. quero imenso ler este livro. Infelizmente ainda nao o pude comprar.
    Obrigada pela opiniao

    ResponderEliminar