sábado, 14 de julho de 2012

"Os Filhos da Droga" de Christiane F. [OPINIÃO]


Páginas: 336
Editor: Bizâncio
ISBN: 9789725304815

Sinopse:

Este testemunho impressionante tem tido um impacto imenso por todo o mundo desde que foi publicado pela primeira vez. O relato desta adolescente sensível e inteligente, que menos de dois anos após ter fumado o seu primeiro «charro» se prostitui depois das aulas para pagar a sua dose diária de heroína, e o pungente testemunho da sua mãe fazem de Os Filhos da Droga um livro sem paralelo. Estas páginas ensinam-nos muito, não apenas sobre a droga e o desespero, mas também sobre a deterioração do mundo de hoje.



Opinião:


O que dizer acerca deste testemunho impressionante de Christiane F.?
É intenso, penoso e desesperante.
Christiane F. é uma criança feliz do campo que se muda para a grande cidade Berlim, onde, supostamente, lhe espera uma vida de extrema alegria, mas, rapidamente as suas expectativas e sonhos vão por água abaixo, quando a violência entra na sua vida.
Começa pela violência infligida por outrem, neste caso, o progenitor, cuja função é proteger a sua descendência, não humilhá-la e traumatizá-la! Passando depois, para a violência auto-infligida pelo uso abusivo de drogas e por comportamentos desviantes num adulto, quanto mais numa criança!!
Christiane F. é a voz de todos estes casos que ignoramos e que, ainda hoje, teimam em acontecer!
"Os Filhos da Droga" é um clássico intemporal, que se enquadra em todas as gerações do passado, do presente e do futuro!
Um livro baseado em factos reais, repleto de emoções contraditórias, que nos faz querer ajudar, desesperadamente, Christiane e assim, manter esta criança inocente, ajudando-a a gozar a sua infância, como todas as crianças têm direito, mas a vida por vezes é madrasta, e Christiane é, sem dúvida alguma, uma das suas enteadas!
Louvo Christiane F. pela sua batalha, pois, apesar de todos os baixos na sua vida, de todo o percurso perverso e imundo que percorreu, conseguiu vencer, saindo do mesmo com vida!
"Os Filhos da Droga" leva-nos a reflectir e aprender com os erros desta jovem criança, assim como com os que a rodeiam, e que deveriam, supostamente, resguardá-la de tal fado!
Um testemunho marcante e que fica na memória para todo o sempre!







1 comentário:

  1. Meu Deus! Esta edição da foto já tem tantos anos... que nostalgia :)
    Este foi o primeiro livro "de adulto" que li. Eu tinha na altura uns 13 anos mais coisa menos coisa... portanto já lá vai algum tempo... :P

    ResponderEliminar