domingo, 5 de agosto de 2012

"Entrevista Com O Vampiro" de Anne Rice [OPINIÃO]

Edição/reimpressão: 1999
Páginas: 276
Editor: Europa-América
ISBN: 9789721037502
Coleção: Obras de Anne Rice





Sinopse:


Obra já clássica no seu género, Entrevista com o Vampiro é o primeiro volume da saga «Crónicas dos Vampiros» e granjeou o estatuto de livro de culto, comparável a Drácula de Bram Stoker.
Das plantações oitocentistas do Luisiana aos becos sombrios e cenários sumptuosos de Paris, do Novo Mundo à Velha Europa, Claudia e Louis fogem de Lestat, o seu criador e companheiro imortal. E o cruel vampiro que tirara partido do desespero de Louis e da fragilidade da órfã Claudia, no bairro francês da Nova Orleães assolada pela peste, move-lhes uma perseguição sem tréguas no submundo parisiense, entre a trupe Théâtre des Vampires do misterioso Armand e criaturas das trevas.
É com esta mescla de sangue, violência e erotismo ímpares, no pano de fundo da reflexão sobre a condição trágica que é a do vampiro condenado à imortalidade, que Anne Rice narra uma extraordinária história em que a crueldade e os sentimentos tenebrosos que percorrem as páginas resultam numa maravilhosa sinfonia poética que viria a inspirar muitos escritores, como Stephenie Meyer.



Opinião:


Quem nunca viu o filme "Entrevista com o Vampiro"? Aposto que, pelo menos, já ouviram falar dele, assim como do famoso livro de Anne Rice, que lhe deu vida!
Por alguma razão Anne Rice é apelidada de mãe dos vampiros!
"Entrevista Com O Vampiro" é o volume inicial das "Crónicas dos Vampiros", que serviu como musa inspiradora de muitos autores contemporâneos.
Anne Rice descreve-nos a realidade vampírica pura e dura, sem "romantismos" ou "embelezamentos", mas não menos enfeitiçante e interessante.
No mundo de Louis, o vampiro que relata ao jornalista as suas memórias, os vampiros são criaturas cruéis  ambiciosas, sem coração (nos vários sentidos da expressão!).
Louis é encantador, pois apesar de ciente da sua terrível natureza, conseguiu manter alguma da sua humanidade, fazendo o leitor identificar-se com este predador!
A forma como Louis descreve a sua passagem a imortal é quase palpável, é como se nos apoderássemos do seu corpo, e tudo víssemos com os seus olhos!
Louis vive uma constante luta interna contra a sua natureza, sendo dos raros vampiros a quem a morte/a caça é algo perturbador, e não parte do divertimento de ser um vampiro, tal como pensava o seu criador, o infame Lestat!
Lestat é a encarnação do mal! De personalidade arrepiante, assim como capaz de actos maldosos e completamente descuidado com as suas consequências... e talvez seja isso que o torna tão fascinante.
Lestat é matreiro, e faz de tudo para manter Louis debaixo dos seus mandamentos, atormentando-o, e escondendo-lhe informações preciosas à sua sobrevivência.
Com uma escrita hipnotizante e fluída, Anne Rice demonstra o porquê de ser destacada como a melhor escritora de sobrenatural do século XX.
Impossível de deixar alguém indiferente, "Entrevista Com O Vampiro" despoleta no leitor uma panóplia de emoções, desde a reverência ao raiva!
Recomendo aos leitores de fantasia que anseiam por uma obra prima!


2 comentários:

  1. é sem duvida das melhores escritoras nesta área, principalmente na altura em que foi publicado. No entanto acho que sofreu muito com o filme, que muita gente não gostou e descriminou um pouco a saga/série.. é mesmo uma obra prima, que vai ficando cada vez melhor.

    (tirei a tarde para comentar o teu blog x) )

    ResponderEliminar