terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Gradiva lança biografia de Jesus

Coordenação de Anselmo Borges

Autores . Anselmo Borges ; Xabier Pikaza ; Antonio Piñero Juan A. Estrada; José Ignacio González-Faus ; Paulo Rangel ; Isabel Allegro de Magalhães Juan José Tamayo; José M. Castillo  e Andrés Torres Queiruga

Outubro de  2012 . 
312 pp.    
€15

Gradiva lança biografia de Jesus
Quem foi. Quem é Jesus Cristo?,
uma obra com a coordenação de Anselmo Borges


A sessão de lançamento da obra Quem foi . Quem é Jesus Cristo? com coordenação de Anselmo Borges, terá de lugar amanhã, dia 12 de Dezembro, pelas 18h30m, na Fnac-Colombo, em Lisboa.

O lançamento incluirá um debate que contará com as intervenções da deputada Maria de Belém Roseira, cuja intervenção será dedicada ao tema«Significados histórico-culturais de Jesus» e de Joaquim Carreira das Neves, Padre e Professor de Ciências Bíblicas da Universidade Católica de Portuguesa que falará sobre o tema «Jesus: quem foi, o que queria, que final?». O debate será moderado por Anselmo Borges,Padre e Professor de Filosofia na Universidade de Coimbra.

A obra Quem foi . Quem é Jesus Cristo?, com a coordenação de Anselmo Borges, investiga a possibilidade de uma biografia de Jesus, reflectindo sobre a relação de Jesus com a gnose, com Deus, com o dinheiro, com a política, com a Igreja, com as religiões, com as mulheres, entre outros. Pela abrangência de temas e problemas, pela competência científica dos autores, pela actualidade e honestidade da investigação, pela refontalização crítica da nossa compreensão do cristianismo, pela força do confronto entre a fé e o mundo contemporâneo em crise global, este livro é certamente um dos livros mais importantes sobre Jesus publicado em Portugal.

O Coordenador
Anselmo Borges é padre da Sociedade Missionária da Boa Nova. Estudou Teologia (Universidade Gregoriana, Roma), Ciências Sociais (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris), Filosofia (Universidade de Coimbra e Tubinga). Leccionou Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Maior do Maputo. Docente de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, regendo nomeadamente as cadeiras de Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Ética e orientando um seminário sobre Mulheres e Religiões no Mestrado e Doutoramento em Estudos Feministas. Tem diversas obras publicadas, como: Janela do (In)visívelReligião: Opressão ou Libertação?Morte e EsperançaCorpo e TranscendênciaDeus no Século XXI e o Futuro do Cristianismo (Coord.), Janela do (In)finitoReligião e Diálogo Inter-Religioso. É colunista do Diário de Notícias sobre temas religiosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário