terça-feira, 8 de janeiro de 2013

"Predestinado" de Philippa Gregory [OPINIÃO]


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 312
Editor: Civilização Editora
ISBN: 9789722635790

Sinopse:

Estamos em 1453 e todos os sinais apontam para que o fim do mundo esteja iminente. Acusado de heresia e expulso do seu mosteiro, Luca Vero, um atraente jovem de 17 anos, é recrutado por um misterioso estranho para registar o fim dos tempos por toda a Europa. 
Obedecendo a ordens seladas, Luca é enviado a cartografar os medos da Cristandade e a viajar até à fronteira do bem e do mal. Isolde, de 17 anos, abadessa, está presa num convento para impedir que reclame a sua enorme herança. Quando as freiras ao seu cuidado enlouquecem com estranhas visões, sonambulismo e exibindo feridas que sangram, Luca é enviado para investigar e todas as provas incriminam Isolde. 
No pátio do convento constrói-se uma pira para a queimar por bruxaria. Forçados a enfrentar os maiores medos do mundo medieval – magia negra, lobisomens, loucura – Luca e Isolde embarcam numa busca pela verdade, pelo seu próprio destino e até pelo amor, enquanto percorrem os caminhos desconhecidos até à personagem histórica real que defende as fronteiras da Cristandade e detém os segredos da Ordem das Trevas.


Opinião:

Eis que finalmente me estreio na conceituada autora de romances históricos/biográficos fictícios, Philippa Gregory, só que, como gosto de ser do contra, escolhi como primeira leitura da escritora, o volume inicial da saga "A Ordem das Trevas", que inicia um novo registo na carreira de Gregory, o género histórico dedicado a um público jovem adulto.
"Predestinado" tem como personagens principais os jovens de 17 anos Luca Vero e Isolde Lucretili.
Luca é acusado de heresia e expulso do seu mosteiro, sendo levado a ingressar numa ordem inquisidora, que tem como objectivo restituir a justiça no mundo.
Isolde, filha do Senhor de Lucretili, vê a sua vida a mudar drasticamente após a morte do seu querido pai. À mercê do seu impiedoso e ganancioso irmão, Isolde vê-se forçada a ingressar na vida católica, tornando-se madre abadessa da abadia, indo contra a sua vontade, pois havia sido criada como a futura Senhora de Lucretili.
Mas, embora exilada com a sua fiel amiga Ishraq, na abadia, a sua vida continua a mudar, e tudo se deve ao plano congeminado entre o seu terrível irmão e uma das freiras da abadia.
Luca é enviado pela ordem para inquirir a abadia e descobrir o porquê dos dias de instabilidade vividos na mesma. As freiras têm visões, deambulam durante o sono, e algumas têm em si as chagas de cristo... o caos está instalado, e ao que parece, tudo começa quando Isolde se instala como madre abadessa.
Como a jovem logo mostrou o seu descontentamento com a sua tomada de posse, cedo foi acusada de ser a culpada pela situação das irmãs, daí que Luca fora chamado para resolver a situação.
O inquisidor prontamente se dispõe a interrogar as irmãs, assim como a Isolde e a Ishraq, mas, com a morte da irmã Augusta tudo muda, e é necessário um julgamento.. mas eis que a reviravolta acontece, e as duas jovens escapam!
Situação resolvida, Luca, o irmão Peter, seu escrivão, e Freize, seu servo, partem para outra missão, mas a caminho da mesma dão novamente de caras com Isolde e Ishraq, e se antes havia uma pequena chama entre o jovem inquisidor e a ex-madre abadessa, com este reencontro, até fez faísca!
"Predestinado" foi uma leitura muito fácil e agradável. Apesar do tema medieval, o ritmo manteve-se bem activo e rápido, e os conteúdos ligeiros e leves, tal como um bom livro para jovens adultos deve ser.
Confesso que esperava algo meloso, infantil e excessivamente emocional, como costumam ser os livros do género, mas Philippa Gregory surpreendeu-me, pois não tratou do "romance" como foco principal da acção, o que me agradou imenso.
A autora descreve na perfeição situações, que hoje em dia têm a sua devida explicação, numa época medieval, em que o que não tinha explicação ou era obra do divino ou do demónio.
"Predestinado" foca o dia a dia deste inquisidor, que embora jovem e brilhante, se revela um jovem normal e com as suas inseguranças, mas valente e maduro, um homem feito em corpo de rapaz, que embora jovem, é comprometido com os seus votos e afazeres, levando a sério a sua missão, mesmo quando uma súbita atracção e/ou distracção lhe aparece no caminho, de nome Isolde Lucretili.
Isolde é uma bela jovem aristocrata muito acarinhada pelo pai, mas que ao perder a sua figura paternal, perde também a sua identidade e posses, em prol das artimanhas do seu astuto irmão.
A jovem surpreendeu-se, assim como a sua ligação com a muçulmana Ishraq. Isolde mostra-se uma jovem inteligente, que não desisti apesar de tudo e que tem muita garra. É uma personagem forte e que terá muito a dizer nos próximos livros!
Depois, temos Ishraq, a jovem muçulmana criada juntamente com Isolde, dotada de mil e umas artes e ciências, e com um humor que embora limitado, é bastante peculiar, formando uma parelha engraçado com o pobre Freize, o bobo de serviço, mas com um coração enorme!
Por fim, temos o recatado irmão Peter, que poderá vir a ser uma pedra no sapato dos jovens, com o seu pragmatismo e cegueira religiosa.
De uma forma geral, "Predestinado" agradou-me imenso, e mal posso esperar pelo segundo volume da saga!
Adorei a forma subtil como a autora introduz o romance, fazendo-o delicada e timidamente, não levantando muito o véu, de forma a manter o leitor interessado em saber mais!
Philippa Gregory surpreendeu-me pela positiva, assim como os jovens Luca e Isolde, pelos quais esperarei religiosamente!
"Predestinado" é uma obra dedicado a jovens adultos de leitura obrigatória!