quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

"Ana Karenina" de Leão Tolstoi [OPINIÃO]


Edição/reimpressão: 2003
Tradução: João Neto
Páginas: 872
Editor: Europa-América
ISBN: 9789721043442

Sinopse:

Por entre o frio de Moscovo e as neblinas geladas de São Petesburgo, uma história de amor imortal que nasce com um simples olhar. Uma paixão trágica que tudo abandona para se dedicar ao amor de um único homem. Uma heroína tão intensa que comovedora como Madame Bovary e a Dama das Camélias, que eternizou o nome de Leão Tolstoi colocando-o na galeria dos grandes géneios da literatura universal.

Opinião:

Sublime? Fenomenal? Genial? Não consigo optar por apenas um destes objectivos para definir a obra de Tolstoi!
"Ana Karenina" é a minha estreia em Leão Tolstoi, e não poderia ter começado de maneira melhor.
Confesso que me foi um pouco difícil de entrar no mundo de Tolstoi, mas assim que me afeiçoei ao mesmo, nada nem ninguém me conseguiu tirar do mesmo, daí que passei esta noite em claro, totalmente absorvida por esta obra prima da literatura!
Se não estão familiarizados com a estória envolvente, deixem que vos apresente o enredo, quase que auto-biográfico, deste grande génio da escrita:
A obra foca-se em dois mundos distintos da sociedade Russa, o rural, representado pelo Levine, um simples e humilde homem do campo; o citadino, representado pela ostentação da rica e casada Ana Karenina. Duas personagens bem construídas e apaixonantes, que representam o papel central em várias críticas à sociedade russa, tais como: os direitos das mulheres; e o peso dos camponeses na sociedade (vistos como seres inferiores aos cultos e inteligentes estudados da Cidade); a (i)moralidade; o adultério; a hipocrisia; o desejo; o amor.
Curiosamente, o livro começa com a alusão de um adultério, e cabe a Ana reconciliar o casal sendo ele o irmão de Ana, Stepan e a irmã mais velha de Kitty (personagem a ter em mente!), Darya.
Enquanto isso, Levine visita Kitty, na tentativa de a cortejar, mas acaba por voltar ao campo após esta o preterir a favor de Vronsky, um respeitável militar, mas, o que a jovem não sabia era que o coração de Vrosnky nunca seria seu, assim como nunca o teria como marido, pois este apaixonara-se pela inigualável e casada Ana Karenina.
Ana e Vronsky envolvem-se sem reservas, fugindo do marido de Ana e catapultando-se para uma corrente de tragédias, enquanto que Levine volta para conquistar de vez a sua amada Kitty, casando-se com a mesma.
Sabem quando a leitura é tão absorvente que nos "vemos" dentro dela? Foi o que me aconteceu com este fabuloso livro.
O enredo é deveras envolvente, a escrita fluída e aditiva, e nem o intimidante tamanho do livro me desanimou!
Confesso que o meu coração torceu mais por Levine e Kitty, que se mostraram uma casal apaixonante e, se calhar até idílico, mas cuja boa ventura era mais do que esperada e querida, do que pelos corrosivos e eufóricos Ana e Vrosnky, muito mais carnais e desejosos.
Ana é, certamente, a personagem em maior destaque, mas a grandeza da obra é tal que, as personagens secundárias não ficam na sua sombra, até porque, em vários momentos dos livro, acabam por deixar Ana na sombra, ao solidificarem a sua importância e relevância na trama.
Suscitei-vos a curiosidade? Não é para menos!
"Ana Karenina" é uma das maiores obras literárias do mundo, e conquistou um lugar no meu Top 10!
Depois deste estrondoso e magnífico livro, espero que o filme corresponda, senão, ficarei tremendamente desiludida.
Fascinante, genial, insólito, envolvente e emocionante, são alguns dos adjectivos que posso utilizar para definir esta obra de Tolstoi.








6 comentários:

  1. Quero tanto ler :) ainda fiquei com mais vontade...

    Leão é a tradução portuguesa, nunca se traduz um nome próprio... -.- Odeio que as editoras façam isso! É Liev ou Lev, bahhh :P

    Quero ler para poder ver o filme!! Já viste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Lev :P eu fiquei-me pelo Leão, para respeitar a tradução da editora, de forma a não confundir os leitores ;)
      Não, não vi o filme, e depois de ler o livro, as expectativas são tão altas que até tenho medo x)

      Eliminar
    2. Eu perguntei-te, porque sei que às vezes fazemos as opiniões um pouco depois de termos lido os livros - é tanta coisa, mas vi que tinhas esse medo x( espero que corresponda, depois diz alguma coisinha :)

      Eliminar
    3. digo sim :D
      Vou so' esperar que ele saia em DVD ;)

      Eliminar
  2. Excelente opinião!
    Gostaria de um dia ter coragem para ler este autor e também este livro que comentas.
    Boas leituras!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio André :)
      Não te deixes intimidar pelo tamanho astronómico do livro e a letra pequenina, pois vale bem a pena e lê-se bem depressa.

      Eliminar