quarta-feira, 13 de março de 2013

"Príncipe Mecânico" de Cassandra Clare [OPINIÃO]



Edição: 2013
Páginas: 368
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896573546

Sinopse:

No submundo mágico da Londres vitoriana, Tessa Gray encontrou por fim a segurança com os Caçadores de Sombras. Mas esta torna-se efémera quando forças desonestas na Clave se revelam para destruir a sua protectora, Charlotte, e substituí-la como chefe do Instituto. Se Charlotte perder a sua posição, Tessa será posta na rua - e presa fácil para o misterioso Magister, que deseja usar os poderes de Tessa para os seus fins obscuros. Com a ajuda do bonito e autodestrutivo Will e do devotado e dedicado Jem, Tessa descobre que a guerra do Magister contra os Caçadores de Sombras é pessoal. Ele culpa-os de uma tragédia íntima que lhe destruiu a vida. Para desvendar os segredos do passado, o trio viaja através das névoas do Yorkshire para uma mansão que contém horrores indizíveis, dos bairros-de-lata de Londres para um salão de baile encantado, onde Tessa descobre que a verdade sobre a sua paternidade é mais sinistra do que alguma vez imaginou. Quando encontra um demónio mecânico com um aviso de Will, apercebe-se que o Magister sabe de todos os seus movimentos… e que um deles os traiu. Tessa descobre que o seu coração está cada vez mais atraído por Jem, apesar do seu anseio por Will e dos sombrios estados de alma que continuam a abalar a sua confi ança. Mas algo está a mudar em Will… a parede que construiu à sua volta desmorona-se. Conseguirá o Magister libertar Will dos seus segredos e dar a Tessa as respostas sobre quem é e para que nasceu? A verdade leva os amigos para o perigo, e Tessa descobre que quando o amor e mentiras se misturam podem corromper até o coração mais puro.

Opinião:

"Príncipe Mecânico" é o segundo volume da trilogia Caçadores de Sombras - as Origens, sendo a série prequela da nossa bem conhecida Caçadores de Sombras, de Cassandra Clare, cujo primeiro livro "A Cidade dos Ossos" estreará já em Agosto na grande tela!

Neste livro, voltamos a encontrar o triângulo amoroso composto por:

"feiticeira" Tessa Gray que se encontra sob a alçada de Charlotte e todo o Instituto de Londres; com o seu maquiavélico irmão, Nate, a monte, assim como o seu inimigo que tanto a deseja, Mortmain (Magister).
Tessa luta pela sua inclusão no mundo dos que a acolheram, e até já entrou nos seus corações, em especial em dois!

O belo e arrogante Caçador de Sombras, Will(iam) Herondale. Will está a mudar, a muralha de frieza que vem cultivando à sua volta está a cair, transparecendo o jovem terno, corajoso e altruísta que é, na realidade. Capacitado que a sua desgraça se deve a uma maldição que lhe fora imposta aquando a morte da sua irmã, o jovem guerreiro tudo faz para vencer a mesma, buscando ajuda em Magnus Bane. E, quando finalmente percebe que viveu os últimos cinco anos da sua vida, numa mentira, tenta emendar os seus erros, principalmente os que foram cometidos contra Tessa, mas, há coisas que não se apagam.

E, the last but not the least, o pacífico e amado por todos, Jem/James Carstairs, cuja doença que o ameaça matar, vê retroceder enquanto caminha em direcção ao coração de Tessa. Depois da morte dos pais, Jem nunca mais foi o mesmo, e a sua doença sempre o fez sentir-se diferente e com um prazo de validade, mas graças a Tessa uma nova esperança cresce em Jem.

Com o Instituto ameaçado por Benedict Lightwood, os nossos Caçadores de Sombras não têm mãos a medir a tentar mantê-lo; auxiliar Charlotte na sua demanda; a fazerem novos aliados e novos inimigos; a confrontarem espiões; a quebrar maldições; e a descobrirem-se a si próprios! Estes grupo de amigos não tem um momento de sossego, deliciando-nos com todas as suas aventuras!

Confesso que sou uma grande fã deste mundo de Caçadores de Sombras criados pela talentosa Cassandra Clare. Desde "A Cidade dos Ossos" que sigo a saga com rigor, e mal posso esperar pela chegada do filme ao cinema, mas, ainda não estava completamente convencida em relação a esta prequela.

Aquando da minha leitura de "Anjo Mecânico", as personagens Will e Tessa tiveram um sabor agridoce, e não consegui discernir se conseguiria adquirir por eles, o mesmo gosto que tenho pelos Caçadores de Sombras contemporâneos, mas, após a leitura deste segundo volume, as dúvidas foram desfeitas, e fiquei, completamente rendida a esta saga e às suas adoráveis personagens.

Cassandra Clare está, mais uma vez, de parabéns pela sua inovação, pelo seu intelecto criativo e pormenorizado que além de se reflectir num mundo místico altamente viciante e do qual só queremos mais e mais; expande-se a várias faixas etárias com um linguagem descritiva q.b., acessível, com um discurso fluído e vanguardista, aliado a personagens bem estruturadas, com bases sólidas, com personalidades cativantes, assim como os seus respectivos passados.

"Príncipe Mecânico" surpreendeu-me, e deixou-me com a "pulga atrás da orelha", ansiando pelo volume final, que trará a conclusão tão esperada.

Todos os fãs de Clare ficaram tão encantados quanto eu, com este maravilhoso livro, que nos transporta para aquele mundo ao qual todos gostaríamos de pertencer!











Sem comentários:

Enviar um comentário