terça-feira, 16 de julho de 2013

"Perfume de Jasmim" de Jude Deveraux [OPINIÃO]

Edição: 2013
Páginas: 364
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789897260636
 
Sinopse:
 
Charleston, 1799: Catherine Edilean Harcourt não tem falta de pretendentes na Virginia, e espera realizar o seu sonho de casar e ter uma família. Mas o espírito aventureiro do Cay é despertado ao visitar o seu padrinho na Carolina do Sul. Acamado com uma perna partida, ele pede a Cay que o substitua numa missão urgente: a caminho de um baile de máscaras, ela deve entregar um cavalo selado ao filho de um velho amigo… que por acaso também é um fugitivo acusado de assassinar a mulher! Cay concorda com o plano, que não corre nada como planeado... e encontra-se em fuga com Alexander McDowell. Embora devesse temê-lo, Cay sente-se atraída para Alex e convence-se da sua inocência enquanto procuram refúgio nos Everglades da Florida. Será que confiar nele vai ser o pior erro da sua vida? Ou apaixonarem-se será a salvação que ambos procuravam?  
 
Opinião:
 
Catherine Edilean Harcourt, conhecida como Cay, vê-se na iminência da possível aventura da sua vida, nem o decoro que lhe é exigido pela sua posição social a demovem de alinhar no plano do seu padrinho, T. C. Connor, em salvar Alex McDowell, acusado de matar a própria mulher na noite de núpcias.
 
E qual não é o espanto de Alex quando, ao fugir pela sua vida, se depara não com T.C. mas com a sua bela e delicada afilhada de vinte anos, num lindo vestido de baile.
 
O jovem escocês não tem outro remédio senão levar Cay consigo, partindo em busca de refúgio e da sua inocência.
 
Com o decorrer da viagem, Alex e Cay tornam-se íntimos, mas parece que Nova Orleães traz uma grande surpresa... surpresa esta que poderá pôr por terra o amor do jovem casal.
 
Conseguirão ultrapassar os obstáculos?
Será o bom nome de Alex restaurado?
 
Quem ainda não acompanha a série Edilean da fantástica autora Jude Deveraux, deverá apressar-se a fazê-lo, pois é uma das melhores na categoria de romance, seja ele contemporâneo ou de época, Jude Deveraux tem sempre as cartas certas a dar, e nunca, em todos os livros da sua autoria que tive o prazer de ler, desiludiu!
 
"Perfume de Jasmim" vem na sequência de "Dias de Ouro" cuja opinião podem consultar AQUI.
 
Cay não é a típica menina rica a que estamos habituados... Embora oriunda de raízes confortáveis, rapidamente se adapta às adversidades da sua realidade, moldando-se a seu favor, mesmo nas situações mais indesejáveis e que fariam as damas da sociedade desmaiar só de pensar!
 
Cay deixa as jóias e vestidos, por roupas de rapaz, trabalho forçado e um cabelo maltratado, em prol do seu bem estar e do de Alex.
 
Alex tem muitos segredos, em particular a sua aparência angelical e a sua verdadeira ligação com Nate, irmão de Cay, mas a sua inocência no suposto homicídio da mulher é verdadeira, e tudo fará para recuperar o seu bom nome.
 
Acontece que Alex não contava em apaixonar-se por Cay, vendo assim a sua vida complicar-se abruptamente.
 
Alex e Cay são um casal bastante caricato, embora não convençam de início, terminam da melhor maneira.
 
Confesso que até à viagem com Mr. Grady e Eli, a narrativa era um pouco repetitiva e aborrecida, mas assim que o casal protagonista finalmente cede à tentação, a trama ganha vida, mantendo uma leitura rápida e completamente viciante!
 
Além de Cay e Alex, outras personagens foram deveras interessantes de conhecer, principalmente os quatro irmãos da rapariga: 
Adam, o mais velho e respeitado; 
Ethan, cuja presença física não aconteceu, mas que segundo os relatos da irmã é o mais bonito da família;
Nate, o cientista e estudioso que pretere tudo a favor de um bom mistério;
e o mais novo e fanfarrão Tally, a dor de cabeça de Cay.
 
"Perfume de Jasmim" portou-se bem e encheu-me as medidas. Com romance, drama e acção, três elementos fulcrais para uma excelente estória.
 
De leitura fácil e rápida, com uma linguagem floreada e encantadora, adequado ao século XVIII, mas com personagens intelectualmente bastante maduras e bem à frente da sua era, conquistando o leitor pelos pequenos detalhes e pela visão vanguardista.
 
Jude Deveraux conquista mais um lugar de destaque na categoria de romance!
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário