sexta-feira, 18 de outubro de 2013

"Prometo Amar-te" de Kim e Krickitt Carpenter [OPINIÃO + Trailer]

Título: Prometo Amar-te
Edição: 2013
Páginas: 160
Editor: Editorial Presença
ISBN: 97897223513

Sinopse:

Kim e Krickitt conheceram-se por mero acaso, através de um contacto telefónico, em setembro de 1992. Em abril de 1993, encontraram-se pela primeira vez e sentiram que era como se sempre se tivessem conhecido. Entre as muitas afinidades que os aproximavam contava-se uma fé religiosa profunda. A 18 de setembro de 1993, uniam os seus destinos na Scottsdale Bible Church, em Phoenix, no Arizona. Mas a vida é cheia de surpresas e, menos de dez semanas mais tarde, um brutal acidente rodoviário iria pôr à prova o amor do jovem casal e a coerência dos votos que tinham proferido. Contudo, Krickitt perdera definitivamente a memória do tempo anterior ao casamento e nem sequer reconhecia aquele homem que dizia ser seu marido. Este livro é o relato de uma história verídica, que comoveu toda a América e inspirou um filme.

Opinião:

"Prometo Amar-te" é a história real que deu origem ao filme "The Vow", um romance ao estilo de Nicholas Sparks, em que um casal recém-casado e bem apaixonado sofre um trágico acidente de viação que leva à amnésia da protagonista, que não se lembra da sua vida actual, período que incluí o seu casamento, e o seu namoro com o marido.
Mas, as semelhanças entre o livro e o filme ficam-se por aqui!
Não me irei prender nas diferenças com o filme, pois é a opinião do livro que está em causa, até porque ambas as versões são extraordinárias, mas aconselho a visualização da versão cinematográfica, até porque conta com a participação do fantástico e sexy Channing Tantum. 
Krickitt encontra-se em coma durante várias semanas, passando por vários estados de inconsciência e semi-consciência (foi extraordinário saber que mesmo de olhos abertos e a falar, uma pessoa pode estar em coma!), sem qualquer lembrança do seu dedicado marido de há apenas três meses, enquanto Kim, o marido, a tudo assiste ao lado da amnésica esposa, sofrendo em silêncio e esperando por dias melhores, depositando toda a sua fé em Deus e no amor que os une.
A constante luta de Kim Carpenter é de partir o coração, - emocionante e desesperante!
Embora sendo um livro pequeno, a emoção que nos chega através desta história é imensa. Muito é dito e feito em poucas páginas.

Kimmer Carpenter não se apelida como um herói, aliás, até nega o título, mas não o consigo caracterizar de outra forma.

Kim viu a sua preciosa vida desaparecer diante dos seus olhos, e embora confiante no amor de Deus por si, nunca baixou os braços face ao seu objectivo: reconquistar a sua própria esposa. 

Tal história poderia ser motivo de grandes gargalhadas, mas "Prometo Amar-te" é tudo menos  uma comédia.

"Prometo Amar-te" dá-nos a conhecer a história de duas pessoas comuns, tais como nós, que um dia vêem as suas vidas de pernas para o ar e nada podem fazer para combater a confusão, a não ser dar tempo ou tempo, apoiando-se na sua fé.

Krickitt, embora a protagonista feminina, é, no fundo, um personagem secundária, devido à sua ausência emocional e intelectual, sendo por vezes difícil a nós, enquanto leitores e seres humanos, aguentarmos a vontade de abanar esta mulher até esta perceber o homem maravilhoso que tem, mas se Kim não o conseguiu durante meses a fio, quem seríamos nós para o conseguirmos?

Krickitt fora, outrora, uma esposa exemplar, mas após o acidente, a jovem muda, transforma-se, e por mais revoltante que por vezes essa mudança possa ser, não há nada que Krickitt possa fazer para a impedir.

Para os que não acreditam no amor, "Prometo Amar-te" é a prova real de que este sentimento existe, sendo uma grande lição de moral para a sociedade actual, em que todos se apressam, e todos querem, mas não se esforçam por conseguir o que almejam, e, quando a mais pequena adversidade ocorre, optam pelo caminho mais fácil, desistindo.

"Prometo Amar-te" é uma leitura fácil e rápida, não só devido ao seu reduzido número de páginas, mas também pela simplicidade da escrita e, acima de tudo, pelo sentimentalismo por ele envergado.

Para os mais românticos, tais como os fãs de Nicholas Sparks, "Prometo Amar-te" é um romance a não perder, que apertará os corações dos seus leitores, levando-os às lágrimas de tristeza, culminando numa felicidade profunda que as palavras não conseguem descrever! 

Parabéns à Editorial Presença por esta excelente aposta! 

Podem encontrar mais informações em Editorial Presença 

Para os que ainda não conhecem a adaptação cinematográfica, aqui fica o trailer de "The Vow"/"Prometo Amar-te":

  

3 comentários:

  1. Wow! Excelente review!
    Concordo em absoluto!
    "Prometo amar-te" e' um livro didactico no q toca ao Amor!
    Sendo uma historia de amor verdadeira bem sucedida, e' um exemplo para todos nos!
    Muitas vezes, os relaccionamentos falham pq os envolvidos nao sabem amar!...
    "Prometo amar-te" faz-nos acreditar ou reacreditar no Amor, por mais amargas experiencias q tenhamos coleccionado!
    Se resultou com o casal Carpenter, pq nao connosco?!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria não há como ficar uma entusiasta no que consta ao verdadeiro amor, após a leitura de "Prometo Amar-te".
      Obrigada pela colaboração :)

      Eliminar
    2. E' mmo isso!
      "Prometo Amar-te" da-nos a conecer algo q poucos conhecem: O "Verdadeiro Amor"!

      E' sp um prazer partilhar boas leituras!
      Foi um prazer colaborar! :) :):)

      Eliminar