quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

"O Hobbit" de J. R. R. Tolkien [OPINIÃO]


Reimpressão: 2013
Páginas: 264
Editor: Publicações Europa-América
ISBN: 9789721061903


Sinopse: 
 
O Hobbit é a história das aventuras de um grupo de anões que vão à procura de um tesouro guardado por um terrível dragão. São relutantemente acompanhados por Bilbo Baggins, um hobbit apreciador do conforto e vida calma. Encontros com elfos, gnomos e aranhas gigantes, conversas com o dragão, Smaug, o Magnífico, e a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos são algumas das experiências por que Bilbo passará. O Hobbit é não só uma história maravilhosa como o prelúdio a O Senhor dos Anéis. 

Opinião:

"O Hobbit" dispensa apresentações, tanto pelo conhecimento geral do génio que lhe deu origem, J. R. R. Tolkien, como das adaptações cinematográficas deste mundo de fantasia que arrecadam multidões de fãs a cada nova película.
Este livro antecede a trilogia Senhor dos Anéis, em que conta a grande aventura de Bilbo Baggins, primo distante de Frodo, e dos seus amigos anões e Gandalf, o feiticeiro.
Treze anões surgem à porta de Bilbo, instalam-se em sua casa, servem-se da sua comida e bebida (hobbit que se preze tem sem sempre ambos em fartura!) e delineiam um plano mirabolante em que, o pequeno hobbit é a "estrela", visto que todos pensam que este é um magnífico assaltante, pois a família da sua mãe é conhecida pelas suas aventuras, algo anti-natura nos hobbits, que são calmos e apreciadores das boas coisas da vida sem tumultos.
No início, Bilbo está relutante, mas depressa muda de opinião e embarca nesta jornada que mudará a sua vida.
"O Hobbit" foi a minha estreia num livro de Tolkien. As expectativas eram altas e as comparações com os filmes inevitáveis.
Em relação ao primeiro filme, penso que é bastante fiel ao livro (extremo ponto positivo!), o que me deixou bastante satisfeita, aliando a uma escrita engenhosa e viciante, a um mundo fantástico no qual adoraria viver, muita acção e aventura, e um senso humorístico peculiar, "O Hobbit" mostrou-se uma leitura mais do que agradável. O prelúdio de O Senhor dos Anéis encanta logo nas suas primeiras páginas, mantendo qualquer leitor de fantasia preso até ao final.
Rico em pormenores, mas que apenas visa a personagem principal e que lhe dá nome, Bilbo, o hobbit. Apesar de ser uma obra com imensas personagens secundárias, estas não são exploradas com a mesma relevância e minuciosidade que o nosso pequeno e aventureiro Baggings.
De leitura rápida e linguagem acessível, "O Hobbit" é uma estória de coragem que exercita a mente do leitor, com todos os seus pormenores!
J. R. R. Tolkien faz jus à sua fama, e não desaponta, arrecadando mais uma leitora para a sua prole.
Uma obra com aventuras alucinantes, dotada de uma escrita prodigiosa e uma criatividade genial!


Sem comentários:

Enviar um comentário