quinta-feira, 27 de março de 2014

"Half Bad - Entre o Bem e o Mal" de Sally Green [OPINIÃO]

Edição: 2014
Págs.: 320
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722352192
 
Sinopse:
 
Na Inglaterra dos nossos dias, bruxos e humanos vivem aparentemente integrados. Na realidade, os bruxos têm a sua própria sociedade secreta, as suas regras e a sua guerra, que divide os Bruxos Brancos, considerados «bons», e os Bruxos Negros, odiados e perseguidos pelos Brancos. O herói, Nathan, é filho de uma Bruxa Branca e de um Bruxo Negro e, portanto, considerado perigoso. Nathan é constantemente vigiado pelo Conselho dos Bruxos Brancos desde que nasceu e aos 16 anos é encarcerado e treinado para matar. Mas Nathan sabe que tem de fugir antes de completar 17 anos e a sua determinação é inabalável. Este é o romance de estreia de Sally Green e o primeiro volume de uma nova trilogia do género fantástico. 
 
Opinião: 
 
Pela chancela da Editorial Presença, chega-nos mais um sensacional livro do género fantástico.
 
"Half Bad - Entre o Bem e o Mal" é o primeiro volume da trilogia com o mesmo nome, de Sally Green.
 
A estória centra-se em Nathan, um Código Misto, ou seja: filho de uma Bruxa Branca e de um Bruxo Negro.
Sendo considerado perigoso, devido à sua origem, e sendo filho de um dos mais poderosos Bruxos Negros, Nathan é controlado pelo Conselho dos Bruxos Brancos (que caçam os Negros) desde o seu nascimento, começando por ver a sua existência restringida, à total falta de liberdade e consequente tortura, encarceramento e treino que o torna num assassino, mas o jovem recusa-se a matar, até porque, tardiamente percebe que o seu alvo será o seu pai, Marcus.
Tudo que Nathan tinha é-lhe retirado, do amor à família, da dignidade à liberdade, mas apesar de tudo, o aprendiz de bruxo mantém-se focado na sua missão: adquirir os seus três dons aos 17 anos, e conhecer o seu pai.
 
Uau! Penso que não existem palavras para expressar o quanto gostei de Nathan e de todo o seu mundo.
 
A inspiração da autora no conto dos Irmãos Grimm, Hansel e Gretel é notória: a existência de uma sociedade que divide os Bruxos em duas facções, Branca e Negra, e até uma Bruxa Negra que aprisiona raparigas, e come rapazes! Apesar das semelhanças, Sally Green dá o seu toque à estória, fazendo-a adquirir novos contornos inovadores.
 
Para além deste facto, Sally Green referencia clássicos da literatura, tais como "O Monte dos Vendavais" de Emily Bronte, que além de ser o meu clássico favorito, é totalmente apropriado a "Half Bad", devido à sua temática "dark/negra" e à morbidez instalada, levando-nos a fazer a inevitável comparação de Nathan com Heathcliff... Será que o jovem sofrerá o mesmo fim que a personagem de Bronte?
 
"Half Bad - Entre o Bem e o Mal" é genial em diversos aspectos: os capítulos curtos aceleram a leitura, assim como a linguagem bem acessível, e a escrita entusiasta da autora, embora o palavreado seja, por vezes, demasiado juvenil para uma obra de teor tão negro.
 
A violência, os jogos psicológicos e o suspense são constantes na estória, atribuindo à leitura um ritmo alucinante, sendo um daqueles livros em que é fácil pegar, mas difícil largar!
 
Falando em suspense, é frustrante, mas de forma positiva, a forma como a autora revela a evolução da trama. Sendo a acção dita em primeira mão, pelo nosso protagonista, que se mantém na ignorância grande parte da sua vida, e cuja busca pelo conhecimento se alargará pelos outros livros da trilogia, toda e qualquer informação que obtemos, aparece à medida que Nathan avança, atravessando os seus vários anos de vida.
 
O trabalho e empenho que a autora dedicou ao protagonista é de salientar. Existe uma grande preparação por trás de Nathan, acompanhando-o desde o berço, até aos seus 17 anos, focando nele a evolução da própria acção.
 
"Half Bad - Entre o Bem e o Mal" surpreendeu-me! 
 
Uma leitura obrigatória para todos os fãs de fantasia!
 
Sally Green dá-nos um final previsível, mas que deixa tudo em aberto, em especial o futuro do jovem protagonista, pelo qual é impossível não torcer!
 
Com personagens secundárias muito interessantes, que enriquecem a obra, aliadas a um excepcional protagonista e a uma estória alucinante, "Half Bad - Entre o Bem e o Mal" é o início, do que avizinho ser uma das melhores trilogias do género fantástico de 2014!

Para mais informações, podem consultar o site da editora: AQUI
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário