quinta-feira, 3 de abril de 2014

Prémio Literário da Blogosfera 2013

Como sabem, o Leitura Não Ocupa Espaço integra a segunda edição deste fantástico evento promovido pelo excepcional Paulo Pires, administrador do blogue Livros e Marcadores, o Prémio Literário da Blogosfera!

Para os que ainda não conhecem esta iniciativa, deixo-vos os Facebook e o Blogue PLB (carregar nos links).

O LNOE foi, com muito gosto, um dos júris da categoria Fantástico, e é com muito orgulho que vos trago todos os resultados!

Livro do Ano na Categoria Fantástico 2013:

«Enquanto júris da Categoria Fantástico decidimos que a obra eleita para Livro do Ano da Categoria Fantástico é Princesa mecânica, de Cassandra Clare. 

Com a conclusão da trilogia “Caçadores de Sombras: As Origens”, Clare envolve o leitor com uma construção do mundo que irá agradar tanto fãs de Steampunk como os mais cépticos ao sub-género. Com um ritmo frenético, repleto de acção, a Princesa Mecânica encerra o destino das personagens que nos conquistaram nos volumes anteriores, personagens essas típicas da corrente do steampunk onde a luta sobrevivência e o perigo são elementos constantes nas suas vidas.
O final da trilogia cria espaço para o leitor repercutir sobre o papel da mulher na sociedade e na emancipação da mesma, de como a família nem sempre honra a lealdade e que o amor, esse, ultrapassa qualquer barreira. Mais, a autora consegue criar um tumulto de emoções tal que, para o amor falar mais alto, sacrifícios serão cobrados aos protagonistas em prol de quem amam. 
O leitor, depois desta obra, jamais verá os triângulos amorosos da mesma maneira e será rara a vez em que encontraram um compromisso tão bom entre o sofrimento, a perda e o amor incondicional. »
 
Livro do Ano na Categoria Romance 2013:
 
«Por vezes pensamos que as nossas vidas estão estáveis. Algo acontece e baralha-se tudo. Por vezes pensamos que a pessoa que está ao nosso lado é a pessoa certa. Por vezes pensamos que as pessoas tem umas intenções e são precisamente as contrárias... E um dia a vida mostra-nos que o caminho para a felicidade está mais perto do que pensamos?»
 
Livro do Ano na Categoria Romance Erótico de 2013:

«S.E.C.R.E.T. marcou uma viragem nas histórias que habitualmente temos lido. Fala da emancipação de uma mulher, da construção da sua autoconfiança e do desabrochar da sua sexualidade. Trata-se de uma verdadeira bomba erótica. Está bem escrito, cria suspense, prende o leitor e tem um conceito verdadeiramente inovador em termos narrativos, no sentido de ser um universo assumidamente sob o comando das mulheres que se libertam de tabus e preconceitos Tem narrações eróticas bastante elaboradas, uma boa descrição do ambiente da acção principal, a decorrer na exótica Nova Orleães, e uma protagonista feminina que se vai reconstruindo e evoluindo ao longo do livro.» 

Livro do Ano na Categoria Policial/Thriller de 2013:

 «É com enorme prazer que divulgamos que o livro "Tríptico de Karin Slaughter" foi considerado por este júri o melhor policial/triller de 2013.
Uma excelente aposta para quem aprecia um thriller psicológico carregado de emoção, com uma complexidade notória assente na soberba caracterização das personagens e num enredo que se encadeia de uma forma surpreendente. Com contornos bastante gráficos, a autora não se coíbe em chocar e atiçar a permanente curiosidade do leitor, dotando à trama uma sensação constante de mau presságio. Um livro único no género que se traduz imediatamente numa leitura compulsiva!
É considerada por nós uma obra notável que por direito próprio ganha o estatuto de Melhor policial/thriller de 2013.»

Livro do Ano na Categoria Histórico/Época de 2013:

 «Como júris do da categoria Romance Histórico/Época, decidimos que o livro vencedor de 2013 é: A Bibliotecária de Auschwitz de Antonio G. Iturbe. A Bibliotecária de Auschwitz é um romance histórico na verdadeira acepção da palavra. Livros como este ajudam-nos a pensar, sentir e ensinam-nos sempre coisas novas. Apesar da intensidade dos relatos, Antonio G. Iturbe cativa os leitores com uma escrita fluída, de fácil leitura e atractiva, o que nos levou a querer saber mais ainda sobre a biblioteca existente naquele campo de concentração, sobre Mengele e sobre a própria protagonista e sua família.»
 

Sem comentários:

Enviar um comentário