sábado, 16 de agosto de 2014

"Caos Maravilhoso" de Kami Garcia & Margaret Stohl [OPINIÃO]

Edição: 2014
Págs.: 432
Editor: 1001 Mundos
ISBN: 9789892326290

Sinopse:

Ethan Wate julgou estar a habituar-se às estranhas coisas impossíveis que se desenrolavam em Gatlin. Porém, agora que Ethan e Lena voltaram para casa, estranho e impossível assumiram novos significados. Enxames de gafanhotos, um recorde de calor e tempestades devastadoras arrasam Gatlin enquanto Ethan e Lena tentam perceber as consequências do Chamamento de Lena. Até a família de Lena é afetada - e as suas habilidades começam a falhar perigosamente. Com o tempo, uma questão torna-se clara: o que - ou quem - terá de ser sacrificado para salvar Gatlin?
Para Ethan, o caos é uma distração assustadora, mas bem-vinda. Ele está de novo a ser perseguido nos sonhos, mas desta vez não por Lena - e tudo o que o assombra segue-o para fora dos sonhos até à sua vida quotidiana. Ainda pior, Ethan está gradualmente a perder pedaços de si - esquecendo nomes, números de telefone, e até memórias. Não sabe porquê e na maioria dos dias, tem medo de perguntar.
Às vezes, não há apenas uma resposta ou uma escolha. Às vezes não há como voltar atrás. E desta vez não haverá um final feliz.

Opinião:

A Ordem foi destruída, assim que Lena se Chamou. O mundo mudou. Ethan mudou... Amma mudou... Link mudou... até Lena e a sua família mudaram. O tempo mudou, uma praga de gafanhotos invade Gatlin, todos os sinais do fim do mundo, da vida do apocalipse estão a revelar-se, e cabe aos nossos protagonistas d'As Crónicas Encantadoras, reverterem a situação, ou tentar!

O mundo como Ethan conhecia, é agora uma memória longínqua, vivendo, de momento, num constante estado de caos, em que tudo tem um significado que não é propriamente bom.
Além de lidar com o possível fim do mundo, Ethan tem em braços outros sarilhos, tais como: a nova natureza do seu melhor amigo, Link, a mudança de Ridley, o afastamento de Amma, e a sua relação com Lena, e os dramas da mesma.
Para piorar ainda mais a situação, Ethan enfrenta desafios pessoais que o fazem questionar-se, e ao seu papel a desempenhar nesta época de tragédia.

Depois de me encantar com os primeiros dois volumes da saga, "Criaturas Maravilhosas" (cujo filme estreou nos cinemas em 2013) e "Trevas Maravilhosas", não podia deixar de ler a continuação!
Confesso que tinha saudades de Gatlin e dos seus habitantes, tantos Mortais como Encantadores.

As autoras arriscaram ao tornar o elenco e a trama mais complexa, contando com vários vilões, todos com o mesmo propósito, mas com motivações diferentes, e encaminhando a acção para uma vibrante luta contra o tempo, terminando num dos maiores e melhores "cliffhangers" de sempre (ainda estou a suster a respiração!), deixando-me em "pulgas" para ler o último volume da saga, o que desvendará todos os mistérios retidos até hoje, e que, acima de tudo, ditará o futuro do nosso querido protagonista, Ethan Wate.

Gostei imenso da forma como as autoras trabalharam as personagens de maior relevância:
Ethan sempre fora o mais maduro, mas em "Caos Maravilhoso", torna-se, também, o foco de maior interesse, adquirindo uma estória de maior captação.

Lena perdeu o seu pedestal para Ethan (o que me parece ser uma grande jogada por parte das autoras, que guardam mais sobre a jovem Encantadora, para o próximo livro), revelando-se mais "mortal" e adolescente que antes, não de uma forma infantil ou irritante, mas de forma a parecer mais humanizada.

Link surpreendeu-me, pois apesar de não ser o rapaz mais esperto à face da terra, o seu bom coração, que agora cheio de Trevas, não se deixa desviar, mantendo-se sólido ao lado dos que ama.

Ridley é o meu grande impasse... quando começo realmente a gostar da prima de Lena, ela estraga tudo, e apronta uma das suas, mas apesar disso, espero que esta personagem tenha um final feliz. A ex-sereia não passa de uma adolescente confusa e cuja vida se tornou num caos de trevas, assim que foi Chamada.

Depois temos Olivia e John Breed, que me surpreenderam imenso, em especial o jovem híbrido, mas continuo desconfiada em relação ao mesmo, e às suas verdadeiras intenções.

Por fim, Macon Ravenwood e Amma: Macon o grande mistério, agora dotado de novos poderes. E Amma mostra um lado seu que antes desconhecia, - o desespero! A vidente sempre se mascarou como uma pessoa forte e de postura inabalável, mas todos trememos quando os que mais amamos estão em perigo de vida, e Amma não é excepção!

"Caos Maravilhoso" é uma leitura muito agradável, rápida e com muita magia à mistura.
Com romance q.b., muita acção e suspense, Kami Garcia e Margaret Stohl subiram um patamar, aumentando as expectativas para a conclusão destas crónicas! 

Sem comentários:

Enviar um comentário