quinta-feira, 28 de agosto de 2014

"Deusa" de Josephine Angelini [OPINIÃO]

Edição: 2014
Págs.: 328
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896574659

Sinopse:

Após libertar por acidente os deuses do seu cativeiro no Olimpo, Helena tem de encontrar uma forma de os voltar a aprisionar, sem dar origem a uma guerra devastadora. Mas os deuses estão zangados, e a sua sede de sangue já fez vítimas mortais.
Para piorar a situação, o Oráculo revela que um tirano diabólico se esconde no seu seio e que fomenta a discórdia entre o grupo outrora sólido de amigos.
Assim como os deuses usam os Rebentos uns contra os outros, a vida de Lucas está confusa. Ainda não tem a certeza se Helena o ama ou se prefere Oríon, e Helena é forçada a tomar uma decisão terrível, pois a guerra está à porta.
Uma conclusão convincente de Josephine Angelini da trilogia Predestinados magistralmente tecida, em que uma deusa se deve elevar acima de tudo e de todos para mudar um destino que foi escrito nas estrelas.

Opinião:

Caros leitores, eu juro que tentei, mas não consegui resistir a ler a derradeira conclusão desta fabulosa trilogia!

"Deusa" é o terceiro e último volume da série Predestinados de Josephine Angelini, e com ele vinha uma fasquia demasiado elevada, de uma enormidade tal que um pequeno deslize a faria desmoronar. A questão que se punha era: Conseguiria a autora concretizar tudo a que se prontificou? Seriam as expectativas conquistadas, ou quiçá excedidas? Bem, fãs do sobrenatural, dos Rebentos e das suas Casas, dos deuses do Olimpo, de Hades e Morfeu, de Helena de Tróia e o seu apaixonado Páris, de Aquiles, de Heitor, de Eneias, e até das Parcas e das Fúrias, tenho a dizer-vos que a autora não desiludiu, presenteando-nos com uma magnífica obra de fantasia juvenil!

Para os mais distraídos, aqui ficam as opiniões referentes ao primeiro e segundo livro: "Predestinados" e "Sonhos Esquecidos".

Já dizia o velho ditado: tudo que é bom, acaba cedo... algo que resume bem o que sinto por esta trilogia. Mal podia esperar pela sua conclusão, mas agora que acabou, estou desesperada por mais!

A batalha final está prestes a começar. Os lados são tomados. Os guerreiros assumem as suas posições. Os deuses estão irados e prestes a descarregar a sua raiva. Helena tem uma missão: evitar outra guerra de Tróia, salvando o seu mundo, e os seus amigos e família. Mas, a tarefa da Herdeira da Casa de Atreu é mais árdua do que imagina, e poderá colocar os que mais ama em cheque, até mesmo Lucas, o seu Páris desta encarnação.

Helena tem o mundo em cima dos ombros, e com grande poder, vem uma grande responsabilidade, algo que parece demasiado avassalador para um adulto feito, quanto mais para uma adolescente cujos maiores dilemas deveriam ser os seus namoricos e a roupa a vestir no dia seguinte! Mas não, as Parcas tinham outros planos para a jovem descendente de Zeus, e normalidade era algo que não fazia parte do seu destino.

Tal como o nome indica, "Deusa" foca-se, sobretudo, em torno da protagonista, Helena Hamilton, a Herdeira da Casa de Atreu.

Apesar da presença de outras personagens de grade destaque: Lucas, Oríon, Heitor, Cassandra e outros, a autora concentrou-se na filha de Zeus, reforçando a enormidade do papel de Helena nesta trama.

A filha de Dafne e Jerry cresceu, e fê-lo com muita maturidade, rapidez e bom senso (apesar dos seus ataques de pânico ocasionais, mas convenhamos: quem não entraria em pânico na sua situação?). Algo que sempre aplaudi em Helena, é o facto de a autora não a vulgarizar com clichés adolescentes, mas dando-lhe sempre um lado próprio da sua idade, onde as inseguranças juvenis se revelam, dando-nos um lado mais "humano" da jovem protagonista.

Lucas secunda Helena em protagonismo. O rebelde da Casa de Tebas deixa as teimosias de parte (pelo menos algumas!) e assume o seu importante papel neste final. Lucas surpreendeu-me com a sua sensatez e altruísmo.

Oríon, que embora recente na trama, tornou-se, quase de imediato, numa das minhas personagens favoritas teve o final que mais desejava. 

Josephine Angelini arquitectou o final perfeito, devido à sua imperfeição, ou seja: em vez de cair no lugar-comum e escrever sobre o final feliz e previsível, a autora arrisca e, com uma dose de realismo, dá-nos o final perfeito possível. A autora não se coibiu de gerar uma batalha sangrenta e emocionante, ou de matar personagens queridos.

"Deusa" foi tudo o que esperei, e ainda mais!

Angelini mantém um ritmo de escrita simples mas frenético, com muita acção, suspense e romance (e que belas cenas tórridas vivemos!).

Tenho pena que a série tenha acabado, mas fico deveras contente com o seu final.

O mundo de Helena e Lucas ficará, para sempre, na minha memória, e recomendarei esta trilogia a todos os amantes do género.

Sem comentários:

Enviar um comentário