segunda-feira, 22 de setembro de 2014

"Para Sir Philip com Amor" de Julia Quinn [OPINIÃO]

Edição: 2014
Págs.: 336
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892327785
Coleção: Série Bridgerton

Sinopse:

Sir Phillip sabia que Eloise Bridgerton tinha já 28 anos e era, pois claro, uma solteirona. Foi por isso mesmo que pediu a sua mão em casamento. Sir Phillip partiu do princípio de que Eloise estaria desesperada por casar e não seria exigente ou caprichosa.
Só que… estava enganado. No dia em que ela lhe aparece à porta, tornase óbvio que é tudo menos modesta e recatada.
E quando Eloise finalmente para de falar, ele percebe, rendido, que o que mais deseja é… beijá-la.

É que, quando recebeu a tão inesperada proposta, Eloise ficou perplexa. Afinal, nem sequer se conheciam pessoalmente. Mas depois… o seu coração levou a melhor e quando dá por si está numa carruagem alugada, rumo àquele que pensa poder ser o homem dos seus sonhos. Só que… estava enganada. Embora Sir Phillip seja atraente, é certo, é também um bruto, um rude e temperamental bruto, o oposto dos gentis cavalheiros que a cortejam em Londres. Mas quando ele sorri… e quando a beija… o resto do mundo evapora-se e Eloise não consegue evitar a pergunta: será que este pesadelo de homem é, afinal, o homem dos seus sonhos?

Opinião:

"Para Sir Philip com Amor" é o quinto volume da série (de oito) Bridgerton, da nossa já bem conhecida autora, Julia Quinn.
Para os que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer esta numerosa e fantástica família da aristocracia inglesa, ficam aqui as opiniões referentes aos livros #1, #2 e #4 respectivamente:


Sou uma grande fã e entusiasta desta série literária, que além de conter personagens deveras cativantes, é também, dotada de um enorme senso de humor e sensualidade.

Neste quinto livro, Eloise Bridgerton e Sir Philip são os protagonistas.

Eloise tem vinte e oito anos, e é uma solteirona convicta, ou assim pensava até ao casamento da sua amiga, também solteirona, Penelope, com o seu irmão, Colin Bridgerton.
Até então, Eloise nunca se sentira sozinha, mas após os casamento das duas pessoas mais importantes da sua vida, a jovem solteirona reflecte sobre o estado da sua vida, e de como a poderá mudar.

Dada à escrita, é assim que conhece Sir Philip, o marido da sua falecida prima, Marina. Começam a trocar correspondência por forma de condolência, evoluindo para um pedido de casamento, bastante invulgar e pouco determinado.

Aproveitando uma das famosas festas Bridgerton, Eloise foge, e ruma a Gloucestershire, de modo a conhecer o seu correspondente, e quiçá, aceitar o seu pedido de casamento. Mas, Eloise não pensou bem sobre o assunto, deparando-se com uma realidade desconhecida quando chega à casa de Philip. Agora que o mal está feito, a sua reputação está em risco, assim como o seu coração!

Sir Philip é um botânico, que prefere plantas às exigências de ser um Sir, mas a morte prematura do seu irmão mais velho, em Waterloo, retira-lhe toda a hipótese de se dar à vida que antes levava. Entretanto casa com Marina, e tem dois filhos, os gémeos Amanda e Oliver, dois pestinhas cheios de vida, em oposição à deprimida mãe, que acaba a sua vida de uma forma triste e desesperada. Philip pretende agora uma mãe para os seus indomáveis filhos, vendo potencial em Eloise, logo trata do assunto, mas o que este não esperava, é que para além de mãe, a jovem Bridgerton tem tudo para ser a mulher da sua vida.

"Para Sir Philip com Amor" marca uma viragem nesta série. Depois da saída de cena de Lady Whistledown, a infame cronista, a série perde um pouco do seu característico bom humor, o que me desiludiu, em especial por ser a estória de Eloise, a mais divertida e irreverente dos oito irmãos, mas em compensação, adquire uma vertente muito mais emocional, que até me roubou uma lágrima ou outra, que enriquece este lindo romance.

Eloise sempre me fascinou, e mal podia esperar por conhecer o seu desfecho. Esperava cenas de maior divertimento (e com isto não quero dizer que este livro é maçador ou entediante, muito pelo contrário!), mas o que não esperava, eram as cenas de teor tão "calientes" entre os protagonistas: puro fogo!

Sir Philip é um homem sofrido mas sensível, apesar de não saber lidar com as suas emoções. Muito reservado e contido nos seus comportamentos, foi gratificante vê-lo quase enlouquecer quando protegeu os seus filhos, assim como, aquando do suposto desaparecimento da sua esposa.

Foi refrescante revêr alguns dos irmãos Bridgerton, em especial o expansivo Colin, e apreciar como são felizes, e apesar de tudo, mantêm o espírito da família.

Amanda e Oliver são uns pestinhas, mas com um excelente coração, muita imaginação (nem sempre bem direccionada!), e que apenas querem a atenção do seu querido pai. São duas crianças que anseiam pelo amor paternal, como água numa dia de grande calor.

Julia Quinn saiu da sua zona de conforto, mudando a trajectória dos oitos irmãos, mas, apesar da ausência, espero que Lady Whistledown e a coscuvilhice inglesa, voltem nos três livros finais!

"Para Sir Philip com Amor" é um romance a não perder, com muita sensualidade, uma linda estória de amor, e personagens com muito carácter!

Uma leitura rápida, que apesar de época, dotada de um vocabulário simples e acessível, aliado a uma escrita fluída e arrebatadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário