quinta-feira, 5 de março de 2015

"Redenção Maravilhosa" de Kami Garcia & Margaret Stohl [OPINIÃO]

Edição: 2015
Págs.: 400
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892329338
Colecção: Série Criaturas Maravilhosas #4

Sinopse:

«A morte é o fim... ou apenas o princípio?»
Ethan Wate passou a maior parte da vida a desejar fugir da sufocante pequena cidade de Gatlin. Nunca pensou que iria conhecer a rapariga dos seus sonhos, Lena Duchannes, que lhe revelou um lado secreto, poderoso e amaldiçoado da cidade, escondido à vista de todos. E nunca teria esperado ser forçado a deixar para trás toda a gente e tudo aquilo que é importante. Então, quando Ethan acorda depois dos acontecimentos horripilantes de Caos Maravilhoso, tem apenas um objetivo: arranjar forma de voltar para Lena e para aqueles que ama.
Em Gatlin, Lena está a trabalhar para o regresso de Ethan, prometendo fazer o que for preciso - mesmo que isso signifique confiar em velhos inimigos ou arriscar a vida da família e dos amigos que Ethan abandonou para proteger.
Em mundos diferentes, Ethan e Lena devem voltar a trabalhar juntos para reescrever o seu destino neste final deslumbrante da série Criaturas Maravilhosas.

Opinião:

Depois de três livros de grandes emoções, eis que nos chega final da série Criaturas Maravilhosas das autoras Kami Garcia e Margaret Stohl.

"Caos Maravilhoso" (clicar para ler opinião) terminou com tristeza e num enorme impasse, que competia a "Redenção Maravilhosa" resolver.

Muito estava em causa, em especial a vida de Ethan, a sua história de amor com Lena, a nova Ordem das coisas, as vidas dos habitantes da pequena Gatlin, Mortais e Sobrenaturais.

"Redenção Maravilhosa" divide-se em três livros, dois deles narrados por Ethan, como habitual, e um narrado por Lena, sendo a sua estreia como narradora da série. O livro de Lena dá-nos uma perspectiva sobre o que se passa em Gatlin enquanto Ethan se encontra no Outro Mundo, tão desesperado como Lena para encontrar uma solução que o traga de volta para os seus entes queridos (e vivos!).

Inimigos do passado reaparecem, mas em nada competem com o derradeiro mal que é Angelus e a sua mente perversa e distorcida que existe apenas para provocar sofrimento a quem se atreve a enfrentá-lo, e a erradicar os Mortais que ele tanto abomina, algo deveras irónico (perceberão com a leitura.).

Ethan e Lena estão separados durante todo o livro, mas não param, e com velhos e novos aliados fazem de tudo para reescrever a história.

Confesso que aguardei religiosamente por este livro! A série Criaturas Maravilhosas é uma das minhas favoritas dentro do género, e apesar de todos os novos e muitos elementos introduzidos em todos os livros, as autoras conseguiram manter-se fieis desde o início, e a sua escrita engenhosa proporcionou bons momentos de entretenimento literário que por vezes parecia real!

Ethan esteve à altura do desafio, mostrando-se o grande homem, embora com apenas dezassete anos, que é desde o primeiro livro. A sua evolução foi constante ao longo dos quatro livros, e embora previsível, não deixa de ser uma personagem pela qual facilmente nos apaixonamos. O seu carácter e boa índole, assim como a perspicácia são algumas das características de Ethan Wate que não passam ao lado do leitor. Ethan não é só um rapaz que é perseguido pelo azar, o jovem Mortal é peça única, um herói disfarçado de adolescente.

Por outro lado Lena, a jovem Encantadora reclamada pela Luz e pelas Trevas, a mais poderosa Encantadora, e totalmente apaixonada por Ethan. Foi uma experiência enriquecedora conhecer os pensamentos e desejos de Lena Duchannes com o seu livro. A jovem é um pouco egoísta e deixa-se cegar pelo seu desespero, mas graças a Link (como está crescido o pequeno e tolo Línkubo!) e Macon, o tio de Lena com toda a sua experiência de vida, Lena não é consumida pelos seus demónios e actos egocêntricos, conseguindo solucionar os seus problemas sem medidas drásticas que põem em risco até os seus entes mais chegados, como John Breed. Sim, Lena é egoísta, mas que adolescente ofuscada pelo seu sofrimento não é?

Amma... a vidente sempre fora uma das minhas personagens favoritas, e embora o seu final tenha todo o sentido, não deixou de doer ver esta excelente personagem desaparecer. Amma fez o derradeiro sacrifício.

Há tanta coisa a dizer sobre todas as personagens desta saga. Link, Ridley, Macon, Liv, John Breed, até Saraphine (esta última surpreendeu-me!), peças necessários a este puzzle construído pelas geniais autoras.

É uma pena que a visão cinematográfica não tenha vencido, mas fico contente pelos livros serem uma vitória! "Criaturas Maravilhosas" deixarão saudades. 

"Redenção Maravilhosa" é mais do que esperava. Um final recheado de acção, mistério, momentos de roer as unhas, desespero, conformismo e amor, sim, muito amor!

As autoras conseguiram dar aos habitantes de Gatlin um final digno das suas aventuras.

Só tenho pena que o final tenha chegado, e que Gatlin não volte ao mundo literário.

Uma leitura fantástica, e a não perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário