sábado, 24 de dezembro de 2011

"Escândalo" de Therese Fowler


Edição/reimpressão2011
Páginas: 400
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892315904
Coleção: Fora de Colecção


Sinopse:

"O controlador pai de Amelia Wilkes não permite que ela namore, mas isso não impede a talentosa finalista do liceu de manter um romance com o colega Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham com uma vida em conjunto e planeiam contar aos pais de Amelia apenas quando ela fizer dezoito anos e se tornar, legalmente, adulta. A mãe de Anthony, Kim, que lecciona na escola que ambos frequentam, sabe - e guarda - o segredo que os une. Mas a paixão deles é exposta mais cedo do que planeavam. O pai de Amelia, Harlan, fica chocado e furioso ao encontrar fotografias de Anthony, nu, no computador da filha. Meras horas depois Anthony é preso. Quando os acontecimentos começam a espiralar fora de controlo e o caso toma uma dimensão nacional, Amelia e Anthony arriscam tudo numa ousada e perigosa tentativa de limpar os seus nomes e terminar com a loucura em que tudo aquilo se tornou."


Opinião:

Um "Romeu e Julieta" dos nossos dias, mas com um final feliz.
"Escândalo"  despertou-me o interesse no momento em que li a sua sinopse, ante-visando uma leitura mesmo ao meu estilo,  com uma linda estória de amor a sobrepor-se  a todos os obstáculos que se pusessem no seu caminho.
Com a sinopse, veio a certeza que teria em mãos um excelente romance, e, após a sua leitura, posso afirmar que não me enganei!
Esta é a estória de dois inteligentes, determinados e sonhadores adolescentes enamorados, Anthon e Amelia.
Anthony provem de uma família humilde, sendo filho da professora Kim Winter, que o criou sozinha, assim que abandonada pelo marido aquando da sua gravidez.
Amelia é a herdeira de Harlan Wilkes, detentor de um império no sector automóvel.
Ambos frequentam uma prestigiada, privada e cara escola (sendo Anthony bolseiro devido à sua mão fazer parte do corpo docente), e partilham duas coisas: a paixão pelo teatro e o amor que nutrem um pelo outro.
Tudo corre bem, e em segredo dos pais de Amelia até que, um mal-entendido muda-lhes a vida em 360º.. para pior!
Um pai bem intencionado, mas que acaba por condenar inocentes; uma mãe presa por cumplicidade num crime que não sabia existir; uma outra mãe que se mantém na sombra do marido, apenas despertando para a realidade quando a própria filha sofre as graves consequências;  dois adolescentes que fogem na perspectiva de um futuro melhor; e por fim, um adolescente altruísta que se sacrifica por um bem maior: a sua alma gémea.
Muitas emoções me surgiram aquando desta leitura, desde raiva a compaixão; ódio a compreensão; e muita, muita emoção, que me deixou num pranto, completamente lavada em lágrimas, quando tudo se desmoronou, e o futuro parecia incerto e infeliz.
Foi-me impossível criticar ou antipatizar com algumas das personagens, pois até quem "premiu o gatilho" de toda esta confusão, teve as suas razões, embora precipitado, mas que me fez reflectir sobre o que seria estar na sua pele e como agiria eu, se me visse em tal situação.
Por outro lado é impossível não torcer por Amelia e Anthony, assim como é impossível não ficar revoltada com o sarilho em que os dois e respectivas famílias se vêem.
Felicito Therese Fowler pela mestria comprovada desta obra!`
a autora criou esta estória a partir de uma experiência pessoal, daí que, talvez por isso, todas as personagens pareçam tão reais, quase como "de carne e osso".
Fowler mexe com o leitor, com a sua escrita fluída e quase poética, bem ritmada e cativante, assim como as personagens que cria, levando o leitor numa viagem pelas emoções.. chorando.. rindo.. sorrindo...
Mas, quando tudo parece taciturno e sombrio, um raio de sol aparece e faz-nos pular de alegria!
"Escândalo" foi um dos melhores livros que tive o prazer de ler este ano, e é com muito gosto que o recomendo a vós, românticos de gemas, corações moles, tal como eu.
Um "Romeu e Julieta" dos tempos modernos, que após muito caminharem, encontram o trilho certo!

Sem comentários:

Enviar um comentário