segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Bruxa de Elite" de Kim Harrison


Edição/reimpressão2012
Páginas: 496
Editor: Edições Chá das Cinco
ISBN: 9789897100222


Sinopse:


"As coisas maléficas que assombram as noites de Cincinnati desprezam a bruxa e caçadora de recompensas Rachel Morgan. A sua reputação de praticante de magia negra começa a fazer virar as cabeças de humanos e mortos-vivos, determinados a possuí-la, dormir com ela e matá-la… não necessariamente por essa ordem. 
E como se tudo isso não bastasse, um amante mortal que abandonara Rachel regressou, assombrado pelo seu passado secreto. E há quem queira deitar as mãos a algo que se encontra na posse dele: animais selvagens dispostos a destruir Hollows e todos os seus habitantes, se necessário. 
Obrigada a manter-se escondida ou a sofrer para sempre a ira de um demónio vingativo, Rachel deve, ainda assim, agir rapidamente. Pois pela primeira vez, em vários milénios, matilhas de estranhas criaturas estão a unir-se, preparadas para destruir e dominar. De súbito, há algo mais em jogo do que a alma de Rachel."

Opinião:

"Bruxa de Elite" é o quarto volume da saga de Rachel Morgan, a bruxa detective que vem conquistando admiradores de livro para livro.
Desta feita, Rachel mete-se em sarilhos com os animalomens, começando com uma luta pelo poder da matilha e culminando numa busca pela paz entre os Inderlanders, devido a um artefacto misterioso e perigoso.
Artefacto esse, descoberto por Nick, o ex-namorado de Rachel, que devido à sua ganância, arrasta Jax (o filho mais velho de Jenks) para uma situação de tamanho perigo, da qual apenas Rachel os poder tirar.
É esta mesma situação de extremo perigo que reúne, novamente, o pixy Jenks e Rachel, que haviam terminado "Antes Bruxa Que Morta" de costas voltadas.
Com esta reunião, Jenks adquire uma nova "forma", algo que o tornará muito útil e o divertirá bastante, apesar da relutância inicial.
Com o salvamento de Nick, antigas memórias põem à prova os sentimentos de Rachel por Kisten, o vampiro.
Kisten, por seu lado, decide confiar em Rachel, apoiando-o quando necessário, mas abstendo-se de opiniões próprias, deixando Rachel livre para seguir o caminho que quisesse.
Admito que o estoicismo e/ou passividade de Kisten me frustraram, pois os seus sentimentos por Rachel são bem genuínos, e esperava que o vampiro lutasse pelo que quer, como disse a Ivy que faria, no final deste livro.
Ivy e Rachel elevam a sua relação, a uma espécie de zona neutra, ainda por explorar, após um acontecimento que quase matou Rachel.
Trent, embora ausente, foi uma personagem recorrentemente referida. Embora preferisse que o poderoso elfo fizesse parte da acção, não fiquei desiludida pela escolha da autora em preservar a personagem para já, mantendo um certo nível de expectativa e excitação.
Deverão, certamente, lembrar-se de Ceri. A ex-familiar do demónio Grande Al. Em "Bruxa de Elite", Ceri torna-se numa peça útil, auxiliando Rachel com a sua vasta experiência em feitiçaria e outras artes mais obscuras.
Obscuro foi o lado que conhecemos de Jenks neste livro. O seu habitual humor manteve-se, mas ficamos a perceber o que o torna um excelente protector de Rachel, um autêntico guerreiro!
Devo apontar que o problema da correcção ortográfica persiste. Os constantes erros vêm já do primeiro volume "Uma Bruxa em Apuros", e não entendo o porquê de ainda não estar ultrapassado.
De resto, foi uma leitura muito produtiva.
Rápida e acessível e muito interessante.
As personagens amadureceram, cresceram, progrediram. Outras regrediram em carácter, mas tornaram a acção desafiante e imprevisível.
Laços íntimos foram cimentados ou sofreram alterações importantes e vinculativas.
"Bruxa de Elite" vem reforçar o estatuto da saga de Rachel Morgan como uma das melhores séries de fantasia urbana da actualidade!


Sem comentários:

Enviar um comentário