terça-feira, 24 de janeiro de 2012

"Sonhos Encantados" de Barbara Bretton


Edição/reimpressão2011
Páginas: 336
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789898228697

Sinopse:

"Não sei o que acontece convosco, mas eu ando sempre a perder coisas -as chaves, os óculos de sol e os marcadores da camisola que estou a fazer. Mas uma vila inteira? Nunca me aconteceu tal coisa! Precisamente quando estava prestes a construir um lar com a minha alma gémea cem por cento humana, Luke MacKenzie, a fada Isadora, minha inimiga, atacou...
Até o Livro dos Feitiços, a minha ligação vital com o mundo da magia, desapareceu em combate, a par dos meus amigos, da minha casa e da minha loja de artigos de tricô. Mas depois a minha amiga Janice aparece com a gata Penny e a minha lã. De repente, percebo que, se quiser salvar a minha casa, teremos de voltar a Salem, onde segredos de família e ódios seculares me empurrarão para o combate da minha vida..."


Opinião:

"Sonhos Encantados" é o terceiro volume da saga de Sugar Maple, da autora por nós já bem conhecida, Barbara Bretton.
Sugar Maple desapareceu enquanto Chloe lutava pela alma de Steffie, a falecida filha de Luke, o amor da vida da nossa feiticeira-em-formação e herdeira do clã de Aerynn, tendo como legado o dever de proteger a cidade onde habitam os seres mágicos.
Mas, a situação foge ao controlo de Chloe, e neste livro, juntamente com Luke e a sua amiga feiticeira Janice, a última Hobbs parte em direcção a Salem, na tentativa de trazer Sugar Maple de volta.
Em Salem, novos obstáculos surgem, devido à presença de Chloe, claramente indesejável, na famosa cidade que deu abriga à caça às bruxas.
Mas, é em Salem que se encontram as respostas para o dilema de Chloe, e é em Salem que se encontra alguém que há três séculos espera pela chegada da última Hobbs, e que tudo faz para a ajudar.
"Feitiços de Amor" e "A Magia do Amor", os antecessores de "Sonhos Encantados", foram duas leituras que apreciei bastante, mas confesso que tive alguma dificuldade em "entrar no espírito" de deste último, talvez devido à estagnação presente na fase inicial do mesmo, mas, com a chegada do trio a Salem, entrei no ritmo e a leitura fluiu rápida e facilmente.
O característico humor de Bretton mantém-se, assim como a ligação especial entre Luke e Chloe, embora não se mostrem tão conectados neste volume, devido ao turbilhão de acontecimentos.
Depois de "Feitiços de Amor", Luke enquanto personagem estancou, não revelando nada de novo, sendo uma espécie de apêndice de Chloe. E esta, por sua vez, tem vindo a modificar-se largamente de livro para livro.
Em "Sonhos Encantados" conhecemos uma Chloe derrotada e deprimida que se transforma numa autêntica guerreira.
Janice, a melhor amiga de Chloe, agora melancólica devido à possível perda da sua querida e numerosa família, pensa em ficar em Salem, com Elspeth, a quem está ligada por parentesco.
Elspeth que se dedica há trezentos anos a "Ele Próprio" antipatiza com Chloe desde a primeira vez que a viu, e não lhe facilita a vida com os seus comentários hostis. 
Mas é a velha que traz a grande novidade com que acaba "Sonhos Encantados", deixando o leitor "em pulgas" pelo quarto volume da saga. 

1 comentário:

  1. ahah este tambem já tenho a critico.

    Pois é miga, isto não melhorou ao terceiro. Será que à quarta é de vez?

    Faxabor de ir ler a minha opinião:

    http://jaestudeimae.blogspot.com/2012/01/o-que-eu-penso-d-sonhos-encantados.html

    ResponderEliminar