sábado, 28 de janeiro de 2012

"Mil Noites de Paixão" de Madeline Hunter


Edição/reimpressão2012
Páginas: 336
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892316727

Sinopse:

"Eles não têm absolutamente nada em comum. Lady Reyna é uma mulher virtuosa e erudita, que preferia morrer a quebrar uma promessa ou voto. Ian de Guilford é um sensual mercenário, um cavaleiro errante cujo temperamento fogoso lhe valeu a alcunha de Senhor das Mil Noites. Ela não conhecia a sua fama quando, fazendo-se passar por cortesã, transpôs as linhas inimigas com um plano desesperado para salvar o seu povo. Agora que está frente a frente com o guerreiro a cujos encantos, diz-se, é impossível resistir, Reyna apercebe-se de que subestimou o seu inimigo. Ele está decidido a tudo para subjugar a sua virtude. A bem do seu povo, ela não pode ceder... e a sua audácia leva-a a fazer algo com que nunca sonhou: pôr em jogo o seu coração."


Opinião:

Para os que já me conhecem, sabem que não é novidade alguma que sou uma devota fã da autora Madeline Hunter.
Devoro todos os seus romances e idolatro muitas das suas personagens.
Satisfaz-me bastante quando personagens de livros anteriores reaparecem para nos dar um ar de sua graça, o que em "Mil Noites de Paixão" é bem mais do que isso.
Os casais principais de "Casamento de Conveniência" e "O Protector", ou seja Christiana e David, Morvan e Anna, são presenças constantes e bem activas neste livro protagonizado por Ian e Reyna.
A Ian de Guilford já conhecemos como o salteador que tocou em Anna e que salvou a vida de Morvan, ficando às suas ordens.
Quanto a Reyna, uma jovem viúva de 24 anos, que na desesperada tentativa de proteger o seu povo dos exército de Ian, se faz passar por cortesã com o intuito de assassinar o cavaleiro. Mas, sendo inexperiente e sentido-se misteriosamente atraída pelo "filho de uma égua inglês" que é Ian, fraqueja e acaba por cais nas garras do seu suposto alvo
Dividido entre o dever e a atracção pela pequena escocesa Reyna, Ian não desiste de a ter, de a entender e de reclamar o seu coração para sempre.
Ignorando o facto de ser uma viúva riquíssima, Reyna casa com Ian, evitando voltar para casa do seu pai e irmão, onde sempre fora maltratada.
Muitos obstáculos surgem no caminho do casal, tais como:
o infame irmão de Reyna; um cavaleiro que jurou a Robert de Kelso, o primeiro marido, proteger Reyna, matando-o; e um aparentemente bem intencionado monge, que vem a revelar-se a pior ameaça de todos e o maior perigo à vida de Lady Reyna.
Para piorar a situação, descobertas reveladores e algumas dolorosas, vêm alterar o que tinha tudo para ser um casamento tranquilo.
Mas, apesar das adversidades, a paixão entre Reyna e Ian cresce de dia para dia, unindo-os. Nem a reputação de Ian como o senhor das mil noites abala o casamento.
"Mil Noites de Paixão" ultrapassou, em muito, o seu precedente "O Protector", com uma narrativa muito mais atractiva, mais divertimento e acção, quebrando a monotonia e agarrando o leitor.
A leitura corre de forma fluída, devido à linguagem acessível, ritmada e diálogos bem interessantes.
Interessantes são, também, as personagens da trama.
Hunter esmerou-se e criou um Ian e Reyna dois intelectos fortes com personalidades a condizer.
Esta autora tem apenas um defeito, o hábito de tornar as mulheres submissas após o enlace, algo que por momentos se verificou em "Mil Noites de Paixão", mas que foi facilmente contornado, e Reyna voltou à sua viva personalidade.
Foi com muito agrado que me deliciei com as intervenções de Anna, mulher de Morvan, que aguçou o seu espírito autoritário, proporcionando momentos de pura diversão.
A minha satisfação com este romance é notória, e poderia elogiá-lo por muitas e longas linhas, mas como não é a quantidade que faz a qualidade...
Deixo-vos com a recomendação de "Mil Noites de Paixão" como uma das vossas leituras futuras.
Um excelente romance com muita sensualidade e afecto.
Como sempre, Madeline Hunter cimenta o seu estatuto como uma das melhores romancistas da actualidade.

1 comentário:

  1. opah ainda nao escrevi esta critica =s e por isso nao vou ler a tua =) so quando postar a minha =)

    ResponderEliminar