segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"A Lenda do Cisne" de Jules Watson [OPINIÃO]



Edição/reimpressão2010
Páginas: 620
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722521475
Coleção: Romance Fantástico

Sinopse:

"Um druida profetizou no momento do nascimento de Deirdre que ela seria a mais bela mulher depois de Helena de Tróia e que, devido a essa maldição de beleza, os homens lutariam por ela e o reino seria dividido. Criada na floresta, em reclusão, Dreide não recebe qualquer visita a não ser a do rei cujo desejo em que ela se torne sua mulher tornar-se-á numa obsessão. Baseado num célebre mito irlandês, a história de amor entre Maeve - a rainha guerreira - e os seus desamores."



Opinião:


Baseado num mito irlandês, "A Lenda do Cisne" traz-nos a estória da bela Dreide, uma donzela cujo destino fora profetizado ainda antes do seu nascimento, e que, devido à sua magnitude, se viu enclausurada durante toda a sua vida, sendo educada para se tornar a rainha de Conor, o rei dos Ulaid.
Mas, embora conformada com o seu fado, Dreide descobre o livre arbítrio, a opção de escolha, graças aos três irmãos: Naisi, Ardan e a Ainnle, que são também, guerreiros de Ulaid, os chamados "Red Branch".
Confrontada com esta nova realidade, Dreide pede auxilio aos três irmãos, fugindo com eles das garras do ganancioso Conor.
Exilados de tudo e todos, Dreide e Naisi, o irmão mais velho, apaixonam-se e tornam.se marido e mulher, mas a sacerdotisa é alvo de cobiça de todos os homens, incluindo de Conor e outros inimigos.
Conjurando um plano diabólico, Conor mata Naisi, mas nem assim conquista a sua rainha. Perante tal humilhação, decide tratá-la como uma escrava, oferecendo-a como tal, mas é o rei que sai humilhado desta situação... Com o reino dividido, e sem o Red Branch.
Sendo eu uma amante de mitologia em geral, senti-me logo atraída por este livro, mal soube da sua existência!
Jules Watson é bem atenta ao pormenor, e a sua escrita requer bastante atenção por parte do leitor, caso contrário perdem o fio à meada, não conseguindo acompanhar a estória de forma perceptível.
Admito que tanto pormenor quebrava o ritmo da leitura, e cansava-me, arriscando-me a dizer que, Jules Watson deve ser uma pessoa minuciosa e de imaginação fértil, mas que não sabe medir o seu talento, dai que se cortasse cerca de 200 páginas de pura redundância existentes no livro, a leitura fluiria de uma forma muito mais natural.
Mas, de forma alguma posso dizer que não gostei do livro, pois pelo contrário, gostei imenso, e embora entristecida pelo final, não consegui encontrar um final melhor!
Naisi, nobre e guerreiro, carregava o mundo às costas, assim como o seu amor por Dreide, e tudo fez para o manter, protegendo-a e entregando-se à sua amada.
Dreide, embora jovem e isolada durante anos, depressa amadureceu, e tornou-se fascinante de imaginar!
Jules Watson criou personagens interessantes e que nos fascinam, suscitando-nos a curiosidade de querermos saber mais sobre elas, sobre as suas crenças e rituais.
Numa época de promiscuidade medieval, o amor combateu os seus inimigos e triunfou, embora de forma pouco ortodoxa!
Uma leitura que embora demorada, não é, de todo, pesada, mas sim leve e entusiasmante!
Com muita acção e romance. Com personagens de valor, e acontecimentos extravasantes.
Muita magia e lendas das quais apenas ouvimos falar, mas as quais a autora domina perfeitamente, fazendo-o transparecer nesta bela narrativa.
Depois de "A Lenda do Cisne", mal posso esperar por "A Rainha Corvo".

1 comentário:

  1. Eu já li a " Rainha Corvo ", foi um óptimo livro, mas pouco fala de Dreide excepto o seu final por isso tenho pena de não ter lido este primeiro.
    Vou comprar este livro assim que acabar aqueles que tenho para ler. Pelo que falaste deve ser fantástico estou ansiosa para o ler !

    ResponderEliminar