terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Sangue Fresco" de Charlaine Harris [OPINIÃO]




Edição/reimpressão2009
Páginas: 272
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896371180

Sinopse:

"Uma grande mudança social está a afectar toda a humanidade. Os vampiros acabaram de ser reconhecidos como cidadãos. Após a criação em laboratório, de um sangue sintético comercializável e inofensivo, eles deixaram de ter que se alimentar de sangue humano. Mas o novo direito de cidadania traz muitas outras mudanças… 
Sookie Stackhouse é uma empregada de mesa numa pequena vila de Louisiana. É tímida, e não sai muito. Não porque não seja bonita - porque é - mas acontece que Sookie tem um certo "problema": consegue ler os pensamentos dos outros. Isso não a torna uma pessoa muito sociável. Então surge Bill: alto, moreno, bonito, a quem Sookie não consegue ouvir os pensamentos. Com bons ou maus pensamentos ele é exactamente o tipo de homem com quem ela sonha. Mas Bill tem o seu próprio problema: é um vampiro. Para além da má reputação, ele relaciona-se com os mais temidos e difamados vampiros e, tal como eles, é suspeito de todos os males que acontecem nas redondezas. Quando a sua colega é morta, Sookie percebe que a maldade veio para ficar nesta pequena terra de Louisiana.
Aos poucos, uma nova subcultura dispersa-se um pouco por todos os lados e descobre-se que o próprio sangue dos vampiros funciona nos humanos como uma das drogas mais poderosas e desejadas. Será que ao aceitar os vampiros a humanidade acabou de aceitar a sua própria extinção?"



Opinião:


Por várias ocasiões assisti a episódios aleatórios de "Sangue Fresco", os quais apreciei, mas prometi a mim mesma que não seguiria a série televisiva, sem antes ler os livros que deram origem à mesma.
Na sucessão dessa promessa, lancei-me na leitura de "Sangue Fresco", o primeiro volume da saga paranormal da conceituada autora Charlaine Harris.
"Sangue Fresco" leva-nos à cidade de Bon Temps, onde conhecemos a empregada de bar, Sookie Stackhouse. Sookie é dotada de uma característica muito especial, à qual ela chama de deficiência pois só lhe trouxe dor em toda a vida, o dom de ler pensamentos.
Até ao dia em que Bill, o vampiro, aparece no emprego de Sookie, e esta o salva da segunda morte!
Com Bill, Sookie alcança uma felicidade há muito almejada.. o silêncio e o amor!
Mas um misterioso assassino que tem como predilecção empregas de bar vampirófilas, vem perturbar essa felicidade, instaurando o caos e o terror em Bon Temps.
Na tentativa de encontrar a identidade deste assassino, Sookie pede a Bill que a leve a um bar de vampiros, onde conhece Eric, um vampiro muito velho e poderoso, que se vê cativado por Sookie, desafiando subtilmente Bill.
Com tantos interessados em si, mas por diferentes motivos, Sookie vê-se em constantes sarilhos, contando apenas com a protecção de Bill, e por vezes nem isso.
"Sangue Fresco" revelou-se uma leitura muito fácil, rápida, fluída e muito interessante, cativando-me de imediato.
A Sookie pré-Bill é uma jovem rapariga de vinte e cinco anos, ingénua e consciente da sua condição de "deficiente" na sociedade que está inserida, mas com a chegada de Bill, Sookie amadurece, torna-se uma mulher destemida, segura de si e da sua sensualidade enquanto mulher, e sem vergonha de admitir as suas fraquezas!
Quanto a Bill, admito que pensei que seria algo cruel e misterioso, de poucas falas e demonstrações de afecto, mas pelo contrário, mostrou-se muito cordial, considerando-o bondoso segundo os padrões vampíricos, apaixonado e sem problemas em admiti-lo, e a sua super protecção em relação a Sookie, não é obsessiva, como esperava, mas sim moderada, mas não ausente de paixão!
Charlaine Harris criou um mundo à semelhança do nosso, mas com pequenos "ajustes", que vêm adoçar o apetite do leitor amante do paranormal, tal como eu!
"Sangue Fresco" foi uma leitura rápida, mas que ficou retida na memória!
Uma leitura entusiasmante e que me deixou curiosa por mais.
Quem disse que os vampiros estão fora de moda, tem de ler esta saga!


Sem comentários:

Enviar um comentário