terça-feira, 27 de março de 2012

"A Cidade dos Anjos Caídos" de Cassandra Clare [OPINIÃO]




Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 312
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896572464



Sinopse:


"A Guerra Mortal acabou e Clary Fray está de regresso a casa, em Nova Iorque, entusiasmada com o que o futuro lhe reserva. Está em treino para se tornar uma Caçadora de Sombras e saber usar o seu poder único e a mãe casar-se com o amor da sua vida. 
Os Habitantes-do-Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras estão, finalmente, em paz. E, acima de tudo, Clary já pode chamar «namorado» a Jace.Mas tudo tem um preço. Anda alguém a assassinar os Caçadores de Sombras que pertenciam ao círculo de Valentine, provocando tensões entre os Habitantes-do-Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras, o que pode levar a uma segunda guerra sangrenta. O melhor amigo de Clary, Simon, não pode ajudá-la. Descubra o porquê."



Opinião:


"A Cidade dos Anjos Caídos" inicia um novo ciclo de três livros da saga Caçadores de Sombras da conceituada autora Cassandra Clare.
Depois de um final que deixou a desejar em "A Cidade de Vidro", este quarto livro era inevitável, vindo acabar com a ansiedade dos fãs da saga que almejavam por um final mais emocionante.
Clary encontra-se em formação de caçadora de sombras, tanto pela mão de Jace como de outros habitantes do Instituto. A sua mãe e Luke vão-se casar, e a jovem tem o seu amor com ela... Mas, embora a receita para o sucesso lá esteja, o fracasso é o que chega mais depressa, envolvendo Jace nas suas sombras, atormentando o jovem Caçador de Sombras e pondo em risco a sua relação com Clary.
Conseguirá Jace sair da escuridão?
Por outro lado, Simon é agora um vampiro Luz do Dia e namora com duas belas raparigas, Isabelle, uma Caçadora de Sombras e irmã de Jace e Alec, e Maia, uma lobisomem.. Mas parece que as jovens não são as única a interessarem-se pelo jovem vampiro. Forças poderosas e malignas encontram-se na busca pelo Luz do Dia e do seu poder. 
Estará Simon a salvo? Quem será o seu pior inimigo? As forças poderosas ou a sua própria escuridão?
Antigos inimigos regressam para acabar com os Caçadores de Sombras, mas conseguirão?
Confesso que tinha grandes expectativas para este quarto livro, e acabei por me desiludir um pouco.
Esperava um livro com muita mais acção, mas a autora decidiu optar por transformá-lo num livro introdutório a este novo ciclo, reflectindo-se numa leitura por vezes estagnada, na qual a estória pouco desenvolve, culminando num final fraco e rápido.
Clary e Jace que são as personagens principais da saga, vêem o seu "tempo de antena" diminuído drasticamente em detrimento de Simon, agora uma personagem deveras relevante, ocupando papel principal em quase toda a estória.
Alec e Magnus mantêm-se afastados da acção, pois encontram-se de férias, o que tira algum ímpeto ao livro, visto que Magnus é uma personagem que tem muito para dar, que capta o interesse do leitor e que projecto bom humor em toda a trama, mas em "A Cidade dos Anjos Caídos" vemos um Magnus triste que luta contra a ideia da vida mortal de Alec.
Mas nem tudo são pontos negativos, aliás, os acima referidos são de carácter relativo, pois sendo um volume introdutório não é algo em que a autora não tenha pensado seriamente.
Isabelle sempre fora uma das minhas personagens favoritas devido à sua personalidade forte, mas secreta vulnerabilidade, uma mulher de armas com sentimentos. Neste quarto livro torna-se decisiva para o desenrolar da acção com a sua personalidade carismática.
Simon foi a grande surpresa deste livro. Ainda a aprender a viver com a sua nova condição de vampiro que pode enfrentar a luz do dia, o jovem modificou-se imenso dos três primeiros livros para este quarto. Cresceu em atitude, personalidade e mentalidade, deixando de ser o vulnerável marrão, sem jeito para raparigas, passando a ser a chave do salvamento, o ser que todo o Mundo-À-Parte teme.
Uma leitura fácil e rápida, cujo final deixa tudo em aberto e nos faz penar pelo lançamento imediato do quinto volume!

Sem comentários:

Enviar um comentário