segunda-feira, 12 de março de 2012

"Segredo de Prata" de Patricia Briggs [OPINIÃO]


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 288
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896374099

Sinopse:

"Bem-vindo ao mundo de Patricia Briggs, um lugar onde bruxas, vampiros, lobisomens e seres feéricos vivem lado a lado com os humanos. Só uma mulher invulgar como Mercy Thompson poderia sentir-se em casa num lugar assim. 
Depois de ter escapado a custo das garras de Marsilia, a temível rainha dos vampiros, Mercy só deseja paz e sossego para se integrar no bando de lobisomens do seu companheiro. Mas as coisas começam logo mal… 
Quando tenta devolver um livro mágico, descobre que este contém segredos que as fadas farão tudo para proteger. E de seguida informam-na de que um amigo desapareceu e que as fadas estão envolvidas. Ou seja, só lhe resta usar os seus poderes - sobrenaturais e humanos - para se salvar a si e aos seus amigos. 
Como se não fosse suficiente enfrentar o mundo implacável e perigoso das fadas, Mercy ainda tem de lidar com o lado depressivo do seu amigo Samuel (mas será só um amigo?), cada vez mais atormentado pelo conflito entre a sua natureza humana e animal. 
Conseguirá Mercy Thompson encontrar uma forma de manter o seu mundo e amigos ilesos?"



Opinião:


Sendo "Segredo de Prata" o quinto volume da saga, estamos já habituados aos diversos sarilhos que perseguem a nossa querida heroína, Mercy.
Desta feita, a jovem coiote vê-se a braços com o desespero do seu fiel amigo e companheiro de casa, o lobisomem Samuel, tentando auxiliá-lo na busca de um objectivo de vida, que o faça querer continuar a viver. 
Entretanto, Mercy lida com mais dois problemas: a instabilidade do bando desde que Adam, o Alfa do bando e companheiro da metamorfa, a incluiu no mesmo e uma nova ameaça feérica que pretende algo que Mercy tem.
Em "Segredo de Prata" a relação de Mercy com Adam encontra-se na corda bamba, não que não se queiram, mas porque alguns elementos do bando, descontentes com a inclusão de um membro inferior a eles, decidem atraiçoar as ordens do Alfa, na tentativa de o separar da sua companheira. Devido ao clima hostil, Mercy pretende afastar-se, acabando por se meter em confusões em segredo de Adam, que extremamente apaixonado e devoto, é quase levado à loucura, quando pensa ter perdido a sua amada.
Ao tentar manter a distância, aproveita para encobrir o verdadeiro estado de Samuel, que se perda para o seu lobo, ansiando pela morte, até que, por intermédio de Mercy, reencontra alguém do seu passado, alguém que o fez muito feliz.
Esse alguém, é uma criatura feérica com poder e que se liga a Mercy na procura de Phin. Phin que, pedira à coiote que tomasse conta de um livro que contém informações sobre os seres feéricos... Mas será só isso que o livro representa? Então porque atrai forças tão poderosas, pondo em risco os que Mercy mais ama e preza?
Cabe, mais uma vez, à nossa heroína salvar o dia... Conseguirá?
Prima pela inovação, mantendo o leitor cativado e interessado mesmo após cinco livros!
A escrita de Patricia Briggs não desaponta, sendo fiel ao registo dos livros anteriores, primando pela simplicidade, romantismo enternecedor, e muita aventura.
Embora menos agressivo do que alguns volumes anteriores, tais como "Beijo do Ferro", "Segredo de Prata" não desilude, ao apelar ao lado afectivo da metamorfa, agora oficialmente companheira do arrebatador Adam, o Alfa local.
Foi com grande agrado que recebi a evolução da relação das duas personagens. As emoções e sentimentos entre os dois, que antes já se notavam, são agora evidentes e translúcidos como água, até num homem de outra época, como Adam.
Embora sempre torcendo por Adam, sempre nutri simpatia por Samuel, o que se intensificou com este livro, na medida em que a autora nos dá a conhecer o verdadeiro tormento do, agora, lobo solitário, e o porquê da sua triste infelicidade.
Admito que senti a falta de Stefan, o amigo vampiro de Mercy, mas não duvido que ele voltará à acção brevemente!
Uma leitura emocionante, rápida e envolvente, algo a que Patricia Briggs nos habituou desde o primeiro livro!
A saga "Mercy Thompson" é uma das referencias da fantasia urbana da actualidade, e vale a pena ficar à espera de mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário