segunda-feira, 15 de outubro de 2012

"Predestinados" de Josephine Angelini [OPINIÃO]


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 368
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896573225

Sinopse:

Como se desafia o destino? Uma maldição que nem os deuses conseguem vencer.
Helena Hamilton tem dezasseis anos e passou a vida inteira a tentar esconder o facto de ser muito diferente, o que não é tarefa fácil numa ilha tão pequena e resguardada como Nantucket. E está a tornar-se ainda mais difícil. Pesadelos com a travessia desesperada de um deserto fazem com que acorde desidratada e com os lençóis estragados de sujidade e pó. Na escola, é assombrada com alucinações de três mulheres a chorarem lágrimas de sangue... e, quando se cruza pela primeira vez com Lucas Delos, não percebe que estão destinados a desempenhar os papéis principais numa tragédia que as Parcas insistem em repetir ao longo da história.
À medida que Helena vai desvendando os segredos da sua ascendência, compreende que alguns mitos são mais do que simples lendas. Mas mesmo os poderes de semideuses poderão não ser suficientes para desafiar as forças que compelem Lucas e Helena a juntar-se... e que, ao mesmo tempo, tentam separá-los.


Opinião:

Faz algum tempo que não encontrava um livro juvenil que me entusiasmasse tanto quanto "Predestinados" de Josephine Angelini.
Sendo eu uma aficionada em civilizações antigas com incidência na mitologia, um livro baseado na Ilíada e no Panteão Grego atraiu-me de imediato!
Helena Hamilton e Lucas Delos, o par romântico que protagoniza o livro, são a personificação contemporânea da tragédia romântica de Helena de Tróia e Páris.
Páris, um príncipe troiano conhece Helena numa viagem a Esparta. Helena possui a reputação de "a mais bela mulher do mundo" e é casada com Menelau, irmão de Agamenon, filhos de Atreu, Reis de Micenas.
Páris e Helena apaixonam-se, fugindo juntos para Tróia, desencadeando uma longa guerra de dez anos, que termina aquando da grande jogada do cavalo de Tróia.
Como descendentes dos deuses, os Rebentos como se chamam derivam de quatro Casas, mas pensa-se que três estão extintas, e que apenas a casa dos Delos, descendentes de Apollo, permanece... até que surge Helena.
Helena é um entrave à imortalidade da Casa de Apollo e ao renascimento da Atlântida, pois para tal, apenas uma Casa pode prevalecer. Acontece que a jovem é completamente ignorante quanto à sua verdadeira natureza, pois fora abandonada pela mãe em pequena, criada pelo pai mortal, e para sempre protegida na pequena ilha que habita, até que chegam os Delos, e além de seus protectores, tornam-se, também, seus professores.
Com a aproximação, Helena e Lucas apaixonam-se, mas não poderão concretizar o seu maior desejo, pois isso significaria uma nova guerra... Conseguirão os jovens viver um sem o outro?
Que leitura emocionante!
Todos os bocadinhos deste livro foram bem recheados!
Embora direccionado para um público jovem, "Predestinados" pode ser lido por qualquer idade, sem cair em infantilismos.
A escrita é acessível e fluída, extremamente viciante e impossível de largar!
Josephine Angelini tem um estilo muito próprio e uma mente bastante inventiva mas cuidadosa e pormenorizada, transparecendo essas mesmas características para a sua escrita, levando o leitor ao entusiasmo.
As personagens são encantadoras e únicas, enriquecendo a acção, e mantendo-nos interessados.
Lucas e Helena são cativantes e maduros para a idade.
Os dons atribuídos aos Rebentos são fabulosos e excitantes.
Helena e Lucas fazem jus a uma das românticas histórias de sempre!
Com um enredo fantástico e bem articulado, aliado a uma escrita entusiasta, "Predestinados" destaca-se nas leituras de 2012.
Fiquei rendida a "Predestinados" e mal posso esperar pela sua continuação!
 

1 comentário:

  1. Já o leste?? Elah, o meu ainda nem cá chegou.

    Ora bem, eu gosto de fantasia juvenil, por isso acho que vou gostar, principalmente quando dizes que não se nota muito essa parte do juvenil.

    Helena e Paris! Sinceramente essa história nunca me puxou mas pode ser que esta nova "versão" me faça mudar de ideias.

    Estou para ver quais são os dons dos rebentos =)

    ResponderEliminar