quinta-feira, 21 de março de 2013

"Shiver - Um Amor Impossível" de Maggie Stiefvater [OPINIÃO]


Edição: 2011
Páginas: 440
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722344517
Coleção: Noites Claras

Sinopse:

Sam e Grace são dois adolescentes que vivem um amor sublime e aparentemente impossível. Todos os anos, quando chega a Primavera, Sam, abandona a sua vida de lobisomem e recupera a forma humana, aproximando-se de Grace, mas sempre que regressa o Inverno, vê-se obrigado a voltar à floresta e a viver com a sua alcateia. Conseguirá o seu amor vencer os muitos obstáculos que ameaçam separá-los para sempre? Uma história cheia de aventuras e descobertas, mágica, original, que desafia a mente e enternece o coração. 


Opinião:

"Shiver - Um Amor Impossível" é o primeiro volume da trilogia "Os Lobos de Mercy Falls" da autora de romances para jovens-adultos, Maggie Stiefvater, e que chega a Portugal pelas "mãos" da Editorial Presença.

A trilogia é protagonizada por dois jovens encantadores, Sam e Grace.

Grace fora atacada por lobos com 11 anos, mas conseguira escapar, embora não saiba como ou porquê. Desde aí, os lobos da floresta que circundam a sua casa, tornam-se na vida de Grace, em especial um certo lobo de olhos amarelos.
Anos passam e esse lobo continua com as suas visitas silenciosas a Grace.

Esse lobo é Sam. Sam é um lobisomem!
Peço-vos que mantenham as vossas mentes bem abertas a este conceito de lobisomem criado pela autora. Estes lobisomens não têm como ponto de viragem a lua cheia, mas sim a mudança de estação. Findando o inverno, os lobos transformam-se, vivendo as estações quentes como humanos.
E de ano para ano, caminham para a extinção do seu lado humano, acabando por se transformarem na sua natureza dominante, a de lobo.
Estes lobos são, realmente, peculiares e um dos chavões deste excelente romance!

Grace e Sam apaixonam-se, mas como conseguirão estes dois seres de mundos tão diferentes levar avante o seu amor impossível, estando para breve a imortalização de Sam como lobo?

Lobos são umas das criaturas paranormais que mais sucesso fazem pelo mundo literário, portanto, a sua temática era o suficiente para o sucesso, mas a autora não se fica por um genérico bonito! 
Maggie Stiefvater vai mais longe com uma linda estória de amor, que acaba com um twist surpreendente (deixando-nos num cliffhanger de arrancar cabelos!)

A escrita da autora é brilhante e bastante engenhosa, no sentido em que através de uma linguagem acessível, tendo em conta o público-alvo, mas também pormenorizada e florerada q.b. quando necessário, combinada com dois narradores encantadores, sendo eles as suas personagens principais, sejam a receita para uma leitura marcante.

A aliar a todos os pontos positivos acima referidos, este tomo introdutório é cativante desde a primeira página!

Congratulo a autora por ter um excelente "jogo de cintura", ou seja, por saber jogar a inocência deste amor, sem requerer a métodos adultos para "agarrar" o leitor... a jovialidade é um dos pontos mais relevantes deste livro, pois é a ternura e o afecto transmitidos por ela, que nos fazem compreender o porquê de Maggie Stiefvater ser uma autora bestseller, arrecadando prémios ao longo dos anos.

No que diz respeito às personagens, sendo elas o casal protagonista ou os secundários, todas são importantes e dignas de merecido respeito. Bem estruturadas e de personalidades variadas, são amorosas e viciantes.

Depois do final entusiasmante de "Shiver - Um Amor Impossível", mal posso esperar pela sua continuação, onde ficaremos a saber o que acontece a Grace e Sam!

"Shiver - Um Amor Impossível" é um livro para os mais românticos; para os corações mais moles; para as almas sedentas de amor! 

*Podem ler um excerto da obra AQUI. (carregar no link)



2 comentários:

  1. Acabei agora de ler e devo dizer que adorei!! Foi mesmo lindo! Também mal posso esperar por ler o próximo (Linger).

    ResponderEliminar