domingo, 9 de junho de 2013

Soberba Tentação - Andreia Ferreira - OPINIÃO


 
 
Ficha Técnica:
 
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 300
Editor: Alfarroba
ISBN: 9789898455413
 
Sinopse:
 
Depois de descobrir que o sobrenatural não representa um medo irracional e que as criaturas caminham lado a lado com os humanos, Carla tem de enfrentar as consequências do seu envolvimento com o Caael.
Os demónios já deixaram marcas na vida da Ana e da Raquel e a Carla começa a sentir algumas dificuldades em encontrar-se.
Entre lacunas na memória, sentimentos e novas preocupações, surge uma existência virada do avesso com a linha da vida mais ténue do que nunca.
Com a ausência do Caael, assomam revelações que levantam um plano ancestral de uma disputa entre iguais. A Carla vê-se num tabuleiro de xadrez, como um rei isolado, com a rainha a jogar contra ela.
 
Opinião:
 
«Soberba Tentação» é o segundo volume da Trilogia Soberba, da autora Andreia Ferreira, e tal como o primeiro livro, foi uma obra que me foi conquistando aos poucos. Achei o início lento e sem muita alma, parecia-me que a história e os personagens eram todos muito frios, pela forma como as coisas eram descritas. Senti falta de me apaixonar completamente pela leitura, até que apareceu o Ricardo e finalmente rendi-me. O Ricardo teve um papel relevante neste segundo volume, que sinceramente não esperava e que foi uma surpresa agradável. Vi-o com outros olhos e gostei dele. A Carla e o Caeel não me dizem muito, principalmente este último, que quando está presente, é um personagem fraco, para aquilo que é, e quando está ausente, não faz falta. Não é, na minha opinião, um personagem que cative, nem para o mal, nem para o bem, e espero que ele se afirme no próximo volume. Ao contrário do que acontece entre a Carla e o Caeel, cujo único motivo que vejo para estarem juntos é a beleza dele e o facto de lhe ludibriar a mente, senti alguma química genuína entre a Carla e o Ricardo e confesso estar constantemente a desejar mais, porque é o tipo de homem com certas particularidades que o impedem de se apaixonar e ele acaba por envolver-se, mesmo contra a sua vontade. As cenas íntimas entre os dois foram tocantes e acreditei em toda aquela paixão que acabou por envolve-los de forma muito subtil, o que me deixou a desejar mais no próximo volume.
Gostei imenso da Raquel, muito mais do que no primeiro volume. Mostrou-se uma verdadeira mulher, depois de tudo aquilo que sofreu. A inocência perdida mostra-lhe, infelizmente, o lado negro da vida de uma forma macabra e ela acaba por ser obrigada a sobreviver com uma coragem que poucos teriam. Adorei o tema que a envolveu neste livro e adorei o facto de continuar a ser uma verdadeira amiga para a Carla e uma excelente pessoa para o Tiago, mesmo com o terror a tentá-la tantas vezes. Confesso que desejei até ao último minuto que ela saísse daquela situação sem mazelas, mas compreendi o ponto de vista da autora e para mim, teve lógica, embora me tenha estristecido. Gostei muito da história que a envolveu e daquele drama ligado ao tio da Carla. Achei que fazia sentido e revela um bom fio condutor em relação àquilo que já tínhamos lido no primeiro volume.
Continuo a gostar da Ana, daquela força e rebeldia que ela tem e que a leva a destacar-se dos outros personagens. Adorei a forma como protegeu a Carla, mas queria mais. Acho que a Ana teve pouco tempo de antena neste livro e espero que tenha mais no próximo.
Gostei da Ana Rita e até da Rita e de todos os demónios que envolvem a história e nos deixam a pedir mais. A história está interessante e aguardo ansiosa pelo próximo volume. Embora, na minha opinião, falte à escrita da autora um pouco de paixão, daquela que nos faz rir ou chorar em cada página, ela colmata isso com o suspense e o mistério. É de louvar os problemas que arranja no enredo para que o leitor se sinta preso à leitura. Comigo, isso tem acontecido e é muito bom.
Fico à espera do próximo volume, no qual sei que a autora está a trabalhar, e desejo muita força e inspiração, pois eu vou com certeza adquiri-lo :)

Sem comentários:

Enviar um comentário