terça-feira, 29 de abril de 2014

"Lágrima" de Lauren Kate [OPINIÃO]

Edição: 2014
Págs.: 320
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896574888

Sinopse:

Tudo o que amamos pode ser levado pela corrente... NUNCA, NUNCA CHORES...
A mãe de Eureka Boudreaux instilou esta regra na filha há anos. Mas agora a mãe partiu, e onde quer que Eureka vá, ele está lá: Ander, o rapaz alto, de cabelo louro-claro, que parece saber coisas que não devia, que diz a Eureka que ela corre um grande perigo e que a deixa sempre à beira das lágrimas. Mas Ander ignora o maior segredo de Eureka: desde que a mãe se afogou num acidente bizarro, Eureka deseja morrer. Resta-lhe pouco que lhe desperte o interesse, apenas o amigo mais antigo, Brooks, e uma estranha herança: um medalhão, uma carta, uma pedra misteriosa e um livro de outras eras que ninguém compreende. O livro encerra uma história assombrosa sobre uma rapariga que ficou destroçada e chorou tanto que formou um continente no mar... e há algo na história que é misteriosamente familiar.
Eureka está prestes a descobrir que a narrativa antiga é mais do que uma história, que Ander pode falar verdade... e que a sua vida é muito mais obscura e oculta do que alguma vez imaginou.
De Lauren Kate chega uma saga épica, Lágrima, de um romantismo estarrecedor, de segredos devastadores e de magia negra... um mundo onde tudo o que amamos pode ser levado pela corrente.

Opinião:

"Lágrima" inicia uma nova série YA da nossa já conhecida, Lauren Kate, a autora da tetralogia "Anjo Caído", que conta com os seguintes títulos: "Anjo Caído"; "Tormento"; "Paixão"; e "Êxtase".

Depois de nos encantar com os seus anjos caídos, a autora presenteia-nos com mais um mundo mitológico: a submersa Atlântida associada ao princípio de Arquimedes, o famoso cientista grego.

Embora "Eureka" seja a palavra grega para "Descobri", em "Lágrima", Eureka é a personagem feminina principal, e a partir da qual toda a acção se desenvolve e envolve.

A jovem orfã de mãe tem uma grande responsabilidade sobre os ombros, mas é só quando (re)conhece Ander, um jovem misterioso e atraente, que a filha de Diana percebe o seu propósito na vida, ou pelos menos, parte dele.

Eureka foi ensinada pela mãe que nunca, em circunstância alguma, deverá chorar, pois reza a lenda, que as lágrimas desta descendente de atlante abrirão fissuras, trazendo a Altântida de volta, instalando o caos!

Eureka perde a mãe, e entra numa espiral depressiva, que parece adensar-se, mesmo sem que a jovem faça algo para tal, levando-a a desconfiar mesmo dos seus entes mais queridos e próximos, suscitando-lhe a confiança em novas pessoas, que apesar de altamente improváveis, se tornam de um auxílio extremo e seguro.

Conseguirá Eureka absorver a sua herança e actuar de acordo com ela? E que implicâncias trará a sua atracção por Ander, o rapaz misterioso que impede as suas lágrimas?

Confesso que foi-me difícil entrar nesta nova estória de Lauren Kate, achando o princípio do livro demasiado parado e "arrastado". A autora já me habituara a um secretismo extremo, que costumo apreciar, mas, talvez por estar perante o volume introdutório, todo o ritual de iniciação inerente a esta leitura tornou-se demasiado passivo.

Apesar disso, conhecer todas as personagens foi uma experiência fascinante e altamente recomendável.

Eureka vem numa linha muito semelhante a Luce, a heróina da outra saga da autora: uma personagem na adolescência, cujo passado e verdadeira natureza estão ainda por determinar, vendo a sua vida envolvida numa neblina que condiciona todos os seus pensamentos e acções, fazendo o seu instituto o principal elemento de decisão.

Por outro lado, temos Ander, que se mostra um mistério, um fascínio, como que uma surpresa que muito almejamos abrir! O jovem é delicioso em vários aspectos, e mal posso esperar por conhecê-lo melhor.

No que respeita as personagens secundárias: pouco ou nada sabemos de Diana, a falecida mãe de Eureka, e detentora de toda a informação que liderará o destino da filha; o pai, que apesar de mantido na ignorância, poderá saber mais do que aparenta; os irmãos gémeos de Eureka, que terão, certamente, alguma conexão com a irmã; e os amigos Cat e Brooks, cujos futuros e verdadeiros intentos estão, ainda, no segredo dos deuses!

Concluindo, "Lágrima" é uma caixinha de surpresas, e deixou-me ansiosa pelo próximo livro, onde passará, finalmente, à acção, e à busca de Eureka.

Começa como uma leitura parada, mas assim que entrei neste maravilhoso mundo, foi-me impossível parar a leitura!

Um livro agradável e que servirá os leitores de paranormal!

Sem comentários:

Enviar um comentário