terça-feira, 26 de agosto de 2014

"Sonhos Predestinados" de Josephine Angelini [OPINIÃO]

Edição: 2013
Págs.: 368
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896573744

Sinopse:

Helena Hamilton é o único Rebento que consegue descer ao Mundo dos Mortos e enfrenta uma tarefa quase impossível. Durante a noite vagueia pelo Hades, para tentar deter o ciclo infindável de vingança que amaldiçoou a família. Durante o dia esforça-se por superar a fadiga que lhe consome com rapidez a saúde mental. Sem Lucas a seu lado, Helena não tem a certeza de possuir forças para continuar. No momento em que está prestes a atingir o ponto de ruptura, um novo Rebento misterioso vem socorrê-la. Divertido e valente, Oríon escuda-a dos perigos do Mundo dos Mortos. Mas o tempo está a esgotar-se, um inimigo implacável conspira contra eles e as Fúrias continuam a clamar por sangue.

Quando o mundo grego antigo colide com o mundo mortal, a vida protegida de Helena em Nantucket desliza para o caos. Mas a tarefa mais difícil será esquecer Lucas Delos. A saga emocionante de Josephine Angelini torna-se ainda mais intrincada e fascinante quando surge um triângulo amoroso inesquecível e o ciclo eterno de vingança se intensifica. Avidamente esperada, esta sequela do best-seller internacional Predestinados, oferece ao leitor uma história de amor plena de acção que excede todas as expectativas.

Opinião:

Helena Hamilton e Lucas Delos voltam em "Sonhos Esquecidos", o segundo volume da trilogia de fantasia "Predestinados", da autora Josephine Angelini.

Assim que a Editorial Planeta publicou "Predestinados", fui de imediato atraída pela premissa da série. Sendo uma adoradora de civilizações antigas, em especial a grega, não me escapou esta trama inspirada na trágica história de amor da bela Helena de Tróia e o príncipe Páris. 

As expectativas em "Predestinados" eram altas, e a autora conseguiu encantar-me com o seu mundo de Rebentos (como podem ver pela minha entusiasta opinião [ AQUI ]), tornando a vinda de "Sonhos Esquecidos" numa das leituras mais esperadas do ano! Por isso, é com muito gosto que vos digo, caros leitores, que adorei este segundo livro!

Nesta sequela, os protagonistas estão separados, devido ao seu parentesco, mas apesar da proibição e de tudo fazerem para se manterem afastados, a atracção e o sentimento que os envolve é demais, e difícil de resistir.

Entretanto, enquanto Lucas lida com os seus próprios desafios interiores (e misteriosos!), Helena desce ao Mundo do Mortos na sua missão de libertar os Rebentos da sua maldição, e é lá que conhece Oríon, o Herdeiro da Casa de Roma. Oríon é bondoso, altruísta, e deveras atraente... não fosse ele um filho de Afrodite!

Com o mundo nas suas mãos, e dois belos rapazes com quem não pode estar, completando com  todo o drama familiar, que incluí a sua esquiva mãe Dafne, Helena encontra-se num momento de grandes desafios, preparando-se, para o que eu avizinho ser, um belo e grandioso final!

Josephine Angelini mais uma vez "chegou e conquistou", solidificando o seu lugar de destaque neste género literário. A autora é dotada de uma escrita inteligente e simples, conjugando com boas doses de acção, humor, drama e romance, e finalizando com um grande conhecimento histórico que embeleza em muito a trama, e as respectivas personagens.

Helena amadureceu imenso, mas apesar da sua grande responsabilidade, não deixa de ser uma adolescente, com os problemas próprios da sua idade. Não caindo na vulgaridade, a protagonista dá força à trama, e a todo o role de personagens.

Lucas esteve um pouco distante neste volume. Uma decisão da autora que trouxe frutos no fim da leitura. Estou bastante curiosa para saber o que o futuro reserva ao Herdeiro da Casa de Tebas.

Juntando-se aos jovens primos, temos Oríon. Divertido e focado na sua missão de ajudar, é também uma nova tentação para Helena, e o rival de Lucas, mas, apesar de saber que é o elemento da discórdia, o seu bom coração prevalece, revelando-se um excelente amenizador de ânimos, e um herói à moda antiga!

Foi extraordinário voltar ao mundo de "Predestinados", e rever Claire, Matt, ou Jasão, Ariadne, e outros elementos da família Delos, até mesmo Cassandra, a pequena irmãzinha de Lucas e o Oráculo, cuja doce natureza tem vindo a alterar-se, sendo, neste momento, uma das grandes incógnitas.

Apreciei também, a aparição de personagens mitológicas como Perséfone e Hades, que dão um toque especial e quase mágico a esta série.

"Sonhos Esquecidos" é tudo menos um livro a esquecer!

Angelini criou uma série rica! Rica em pormenores deliciosos que tornam qualquer leitor, em um fã; Rica em drama, que apimenta a acção; Rica em emoção e momentos de tensão, que derretem o mais gelado dos icebergues; Rica em paisagens e personagens mitológicas, que aguçam a curiosidade do leitor.

Mal posso esperar pelo grande final em "Deusa".

1 comentário:

  1. Serei a única a detestar as traduções de Inês Castro? Horrível!
    Usa nos diálogos e no próprio texto traduções muito à letra, ninguém dialoga daquelas maneiras tipo:
    - Verdade?
    - Sim. Verdade.
    E muitas mais coisas sem nexo.
    Detestei a tradução no "Predestinados" e "Quando aqui estavas", até perdi o interesse de ler a continuação de "predestinados". O pior é que as histórias nem são más, mas considero que ela estraga os livros com a tradução. >.<

    ResponderEliminar