domingo, 11 de dezembro de 2011

"Jogos da Fome III - A Revolta" de Suzanne Collins

Edição/reimpressão: 2011

Páginas: 280

Editor: Editorial Presença

ISBN: 9789722346535

Coleção: Via Láctea

 Sinopse:

"Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…"~

Opinião:

Arrebatador! É o objectivo que melhor descreve este livro que me emocionou do princípio ao fim.
Neste livro final da trilogia da nossa heroína Katniss Everdeen vermos novos "lados" das personagens da saga que já conquistou milhões de fãs em todo o mundo.
O 13 usa Katniss como o seu Mimo-gaio, a cara da revolução, e o Capitólio tem Peeta em seu poder, como prisioneiro, usando-o como o seu peão na luta contra Katniss, destruindo o jovem, como uma vingança pessoal do presidente Snow, dirigida a Katniss.
Mas, Katniss vê-se a braços com a traição de alguém por entre os seus próprios apoiantes, custando-lhe a vida dos que ama.
Num mundo de guerra, em quem confiar? Quem amar? Quem nos ama? A quem se aliar?  A quem proteger? 
Personagens que nos são queridas e, que muito cresceram, tornam-se alvos de vinganças, perdendo as suas vidas.
Gale torna-se uma peça chave na revolução, e como sempre, o suporte de Katniss. Mas, será o suficiente para conquistar, também, o seu coração? Mesmo depois de, supostamente, a sua bomba ter causado a morte de alguém que Katniss ama.
 Peeta sofre nas mãos do Capitólio, e quando os rebeldes o conseguem trazer para o distrito 13,  o jovem padeiro mostra-se revoltado, arrogante e com ódio de morte a Katniss. 
Conseguirá Peeta voltar a ser quem era? Voltará a amar Katniss? 
Enquanto isso, a jovem vencedora dos Jogos da Fome sofre pelos dois rapazes, pela sua família e pela guerra, agarrando-se a Finnick, Johanna e Haymitch. Estes três revelam.se fortes aliados e verdadeiros amigos, principalmente Haymitch, que ultrapassa a barreira de mentor, sendo uma espécie inacabada de pai para Katniss, ajudando-a a ultrapassar a situação devastadora de Peeta.
A evolução das personagens é notória e extremamente positiva, a maturidade aumenta, pois vidas estão em jogo.
A estória, já antes violenta, torna-se mais agressiva, mas necessária.
O final é emocionante, mas deixa-nos a questão: E se fosse outro o escolhido por Katniss? Teria tudo sido diferente?
Suzanne Collins fascinou-me com este último volume, dando.lhe um final no qual nada mudaria, mantendo-me cativada e interessada da primeira à última página e fazendo-me brotar uma lágrima em mais do que uma ocasião.
Só tenho um ponto negativo a dar a esta saga: Porque tem de acabar?
Mas, verdade seja dita, findou brilhantemente e no momento certo.
Aconselho a todos que ainda não conhecem a saga, que a comecem a ler, irá torna-se em uma daquelas estórias que guardamos no coração por muitos e longos anos!
Quem sabe se, num futuro não muito longínquo, tudo se venha a tornar realidade!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário